Assembleia Geral Outubro 2017

Durante a assembleia geral da OAB Subseção Brusque, realizada na noite do dia 26 de outubro, os novos advogados Larissa Soares de Godoy Honorato, Janice Matias da Silva e Arlex Marquezzann, receberam a Carteira da Ordem e fizeram seu juramento perante os demais colegas.

O advogado Dr. Éder Gonçalves deu as boas-vindas aos profissionais fazendo menção à Oração aos Moços, de Rui Barbosa. “Sempre falo aos futuros advogados e aos novos advogados, que a advocacia é uma profissão para corajosos e não para covardes, porque temos uma série de percalços e dificuldades a enfrentar no dia a dia, mas certamente, é a mais bela das profissões. Nós cuidamos do direito das pessoas, nós tratamos da liberdade, do patrimônio e do relacionamento delas, e não é à toa que a Constituição Federal do Brasil, no seu Artigo 133, dá essa importância à profissão dos advogados. É a única Constituição do mundo que tem um artigo expresso sobre a profissão de advogado. Ela é clara quando diz que o advogado é indispensável à administração da Justiça. Sou apaixonado pela advocacia e gostaria de transmitir para vocês essa paixão. Desejo que sejam felizes na profissão”, desejou Dr. Éder.

O presidente da OAB Brusque, Dr. Renato Munhoz também saudou os novos advogados, colocando a entidade à disposição deles. “Não hesitem em procurar a OAB sempre que tiverem necessidade. Esperamos que participem com frequência de nossas assembleias e de outros eventos, bem como de nossas confraternizações, que possibilitam a inteiração com os demais advogados da Ordem”, salientou o presidente.

A delegada da CAASC – Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Dra. Karin Rodrigues, destacou que diante das inúmeras responsabilidades que os profissionais têm com a vida das outras pessoas, os advogados merecem uma vida social confortável. “Dessa forma, a CAASC proporciona alguns benefícios, por meio de convênios e descontos em serviços, para oportunizar uma vida social melhor aos advogados”, frisou Dra. Karin.

Uma das profissionais que recebeu a Carteira da Ordem, Dra. Janice Matias da Silva considerou o momento como especial. “Escolhi a advocacia por influência da minha irmã Jádina. Inicialmente havia optado pela Pedagogia, mas depois persegui o Direito e hoje estou aqui. Deixo registrada minha gratidão à minha família, amigos, professores, universidade e a todos que de alguma forma, contribuíram com essa conquista”, declarou.

Assuntos Diversos

Entre os assuntos debatidos durante a Assembleia, os advogados conversaram a respeito dos procedimentos para recebimento/pagamento de RPV’s (Requisição de Pequeno Valor) e Alvarás Judiciais via Transferência Eletrônica Disponível – TED, junto ao Banco do Brasil. De acordo com o Dr. Renato, a OAB estadual já fez encaminhamentos sobre o assunto e haverá um movimento nacional, que terá o apoio de Brusque, para que seja retomado o modelo de procedimento que vinha sendo realizado anteriormente.

O integrante da Comissão de Direitos Humanos, Dr. Marcos Maestri, informou que a Comissão está engajada em duas ações que envolvem o Lar Sagrada Família e o Abrigo Municipal. “Em relação ao Lar Sagrada Família, a Comissão foi acionada para acompanhar uma situação, em que o MP alega que o Lar não está atendendo alguns critérios. O MP ajuizou uma ação contra o Lar e este não se defendeu. Porém em primeiro grau, o juiz julgou favorável ao Lar Sagrada Família, mas o MP recorreu e o processo está no TJ. Nossa sugestão é que a OAB participe na apelação, não como advogado do Lar, mas para reforçar a defesa no TJ e dizer que a realidade foi bem aplicada pelo juiz. Outra questão que realizamos, foi uma vistoria no Abrigo Municipal. Fizemos uma visita com hora marcada e outra de surpresa, onde constatamos algumas deficiências. Vamos elaborar um relatório apontando a necessidade de melhorias e de forma urgente, já manifestamos para a Secretaria de Assistência Social, nosso descontentamento diante da falta de café da manhã, devido ao encerramento de uma licitação, pedindo providências urgentes”, descreveu Dr. Marcos.

Ainda durante a reunião, foi falada sobre a existência de propaganda ilegal e abusiva, por parte de alguns advogados. Dr. Renato ressaltou que todo advogado é um fiscal nato e deve combater e denunciar esse tipo de atitude. “Vamos encaminhar um expediente a todos os colegas, informando a todos da necessidade de serem fiscais e ao Tribunal de Ética Disciplinar para as providências cabíveis”, definiu.

Assembleia Geral Outubro 2017 Assembleia Geral Outubro 2017 Assembleia Geral Outubro 2017 Assembleia Geral Outubro 2017 Assembleia Geral Outubro 2017 Assembleia Geral Outubro 2017