Escolhidos os primeiros agraciados com a Medalha Marcus Antônio Luiz da Silva

A noite da última quinta-feira (7) foi histórica para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque. Na oportunidade, reuniram-se os integrantes do Colégio Eleitoral Especial criado com o objetivo de escolher os primeiros agraciados com a Medalha Marcus Antônio Luiz da Silva.

O presidente da OAB Brusque, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, explica que, apesar de a honraria ter sido criada em 2019, esta é a primeira vez que ela será, de fato, entregue. “Existem duas categorias para esta medalha: uma é para advogados e advogadas que tenham prestado relevantes serviços para a advocacia de Brusque e região; e outra é para uma pessoa que não necessariamente precisa ser advogado, mas que também tenha papel preponderante na advocacia”, explica.

Por unanimidade, foram escolhidos os nomes dos advogados Juarez Piva e João José Leal. Maia afirma que se tratam de dois ícones, não apenas da classe, mas da comunidade brusquense. “Para a OAB é uma honra imensa agraciar estes baluartes da advocacia e da comunidade jurídica, ao mesmo tempo em que é uma honra para nós homenagearmos com o nome da medalha o nosso saudoso ‘Marcão’, que tanto fez pela advocacia de Brusque, região e do Brasil”, finaliza.

Para a escolha dos agraciados, votam os integrantes da Diretoria da OAB Brusque, do Conselho da Subseção, os conselheiros estaduais em exercício, além de todos os ex-presidentes da Subseção.

A honraria

A Medalha Marcus Antônio Luiz da Silva foi idealizada em 2019, ainda na gestão do ex-presidente da OAB Brusque, Renato Munhoz. Em 2022, ocorreu, por parte da nova Diretoria eleita, a regulamentação da distinção.

A entrega ocorrerá no dia 22 de agosto, juntamente com a sessão de jubilamento dos advogados que completam, concomitantemente, 70 anos de idade e 30 de advocacia.