Vice-presidente da OAB nacional participa de assembleia geral da OAB Brusque

Com a presença ilustre do vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Rafael Horn, a subseção de Brusque realizou, na noite desta quarta-feira, 12 de julho, a assembleia geral do mês de julho. Durante a noite, pautas importantes foram discutidas e esclarecidas aos advogados e advogadas presentes.

Na oportunidade estiveram presentes o procurador geral do município, Rafael Maia, a conselheira estadual, Simone Moser, a presidente em exercício da subseção, Ildete Vale da Silva, os demais membros da diretoria e advogados da Ordem.

A presidente da OAB Brusque iniciou a assembleia falando sobre aprovação da Lei Municipal 4.582, que confere ao advogado constituído em processos e procedimentos administrativos a possiblidade de autenticar documentos, daqueles que ocorrem na esfera do município de Brusque.

“Essa é uma conquista para a advocacia, um progresso que temos que comemorar. Isso demonstra respeito que a nossa classe tem diante dos órgãos públicos”, enalteceu Ildete.

Ainda durante a sessão, a presidente também tratou de assuntos relevantes, como o programa de recuperação de anuidade da advocacia, a preparação das comemorações do aniversário de 45 anos da subseção, sobre as vagas disponíveis nos conselhos municipais e a participação na XIX Conferência Estadual da Advocacia, que acontece no fim do mês de agosto.

Após o fim das pautas gerais, o vice-presidente se pronunciou para tratar de pautas importantes para a classe e como ocorrem os trâmites no conselho nacional, tais como honorários advocatícios, pagamento dos precatórios, conquistas para garantir a retomada das atividades presenciais, dificuldades enfrentadas pela classe com a nova dinâmica da inteligência artificial do processo eletrônico, entre outras novidades e desafios do conselho federal.

“São muitos desafios que temos pelo caminho e isso se dá através do trabalho de conexão e interiorização da Ordem. Uma das metas dessa gestão é estar presente em todos os encontros do país, em todas as subseções, de estar presente, para conscientizar a advocacia do papel feio pelo conselho federal tanto na defesa das nossas prerrogativas e das conquistas que permite a OAB ser uma grande organização da sociedade civil. Isso tudo fortalece o advogado que está na ponta para que ele possa exercer com maior liberdade e autonomia fortalecendo a sociedade e a cidadania”, exaltou Horn.

Em um momento histórico para a subseção de Brusque, a vice-presidente ressaltou a importância da participação de Rafael Horn. Ildete destacou o momento emblemático para a subseção de Brusque que pôde, segundo ela, entender, compreender e valorizar o trabalho voluntário dos advogados que se dedicam a classe.

“É importante a presença do nosso vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, porque em 45 anos de história nunca tivemos a presença de um vice-presidente do conselho federal. A participação dele na assembleia deu a oportunidade para a advocacia de Brusque, Botuverá e Guabiruba receber informações que são veiculadas na mídia, mas sem o caráter da explicação e da conversa que puderam ter nessa ocasião”, finalizou.