Comissão da Mulher Advogada participa de debate na Unifebe
- Notícias
- Publicado em 27/03/2019
Evento promoveu uma mesa redonda-sobre a ‘Mulher na atualidade: conquistas e desafios’
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Brusque, Dra Cristiana Melo Martiniuk Guérios participou, neste mês de março, da mesa-redonda sobre a ‘Mulher na atualidade: conquistas e desafios’, promovida pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). O evento, realizado no auditório do Bloco C, ocorreu nanoite do dia 15 de março e foi aberto a acadêmicos e comunidade.
Organizado pelo Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos e os cursos de Direito, Pedagogia e Ciências Contábeis, o encontro teve por finalidade, além de destacar o “Dia Internacional da Mulher”, discutir a situação da mulher na atualidade nos seus diversos aspectos. A mesa-redonda foi mediada pela professora Schirlene Ristow.
O evento contou com as debatedoras Dra Cristiana Guérios, que abordou o tema ‘A Mulher na Advocacia’; Edimara Kraus Ferrari e Marcieli Elisa Pereira Razera Dácio que falaram sobre o tema ‘Todos por Elas: Prevenção de Violência contra a Mulher’; Marina Gonçalves de Oliveira que trouxe ao debate um pouco sobre ‘O Papel da Mulher na Sociedade e a Violência de Gênero’; Marlina Oliveira Schiessi com o assunto ‘A Questão da Mulher Negra’; e Sylene Ribeiro Lopes que trouxe o tema ‘A Mulher na Polícia Militar’.
Na oportunidade, Dra. Cristiana enalteceu o papel feminino ao longo do tempo, e as lutas enfrentadas pelas mulheres. “Falar de mulher e advocacia para mim são duas temáticas que sempre me emocionam. Primeiro porque para a mulher se inserir no espaço público demorou muito e não foi e não é uma luta fácil. E falar de advocacia também me emociona porque eu amo ser advogada, não existe profissão mais bonita. É uma profissão dura, desafiadora, forte, mas eu digo que nós temos, os advogados o poder do convencimento. Através dos nossos estudos, nossas teses, conseguimos convencer e isso para mim é muito emocionante. Quando falo dos direitos das mulheres, me reporto às nossas antepassadas e penso em quanta luta elas tiveram para nós estarmos aqui hoje. Quantas não morreram para que pudéssemos estar aqui falando dos nossos direitos, do quanto alcançamos e ainda temos a alcançar”, comentou Dra. Cristiana, que também relembrou momentos importantes da história mundial, que teve como protagonistas as mulheres.
Assista em https://youtu.be/BNy346L9MUU
**Com informações Assessoria de Comunicação Unifebe