Ex-presidentes da OAB de Brusque e advogados são homenageados em solenidade de Jubilamento e entrega da Medalha Florisvaldo Diniz
- Notícias
- Publicado em 02/09/2021
Um dia depois de completar seus 43 anos de trajetória, a OAB de Brusque sediou a solenidade de Jubilamento e entrega da Medalha Florisvaldo Diniz aos advogados da Comarca. Foram jubilados os advogados Dr. Cambises José Martins, Dr. Carlos Alberto Klabunde representado por seu filho Dr. Carlos Klabunde Jr, Dr. Hermes Morsch, Dr. João Staack, Dr. Luiz Gianesini representado por sua filha Dra. Anadir Gianesini, Dr. Nilo Sergio Krieger e Dr. Edezio Augusto Colzani, que não pode comparecer ao evento. O jubilamento é uma honraria prestada pela OAB/SC desde 1987. Em 2009, o Conselho Federal da OAB uniformizou nacionalmente as condições para recebimento da homenagem: 45 anos de inscrição ou 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição.
Já a Medalha Florisvaldo Diniz remete ao primeiro presidente de Subseção da OAB/SC, que esteve à frente da OAB de Itajaí no período de 1972 a 1973 e dedicou-se à advocacia por cerca de 60 anos, foi concedida aos ex-presidentes da Subseção: Dr. Antônio Luiz da Silva (in memorian), cuja honraria foi recebida por sua neta Dra. Ana Paula Reis da Silva, Dr. Cambises José Martins, Dr. Marcus Antônio Luiz da Silva (in memorian), honraria entregue a seu sobrinho Dr. Antônio Luiz da Silva Neto, Dr. Jonas Antônio Werner, Dr. Eder Gonçalves, Dr. Carlos Antônio de Souza Filho(in memorian), honraria recebida por seu filho Diego Vechi de Souza, Dr. Marcellus Augusto Dadam, Dr. Ricardo Vianna Hoffmann e Dr. Paulo Cesar Piva, que não pode comparecer ao evento.
“É um momento de grande satisfação para a OAB de Brusque poder homenagear os seus ex-presidentes. Eles que trilharam a história da nossa Subseção ao longo desses 43 anos da sua existência, que nos antecederam, que fortaleceram os alicerces que hoje solidificam toda advocacia brusquense. O reconhecimento dado a eles e aos advogados jubilados, engrandece a nossa Subseção e fortalece ainda mais a nossa advocacia local”, ressaltou o presidente da OAB de Brusque, Dr. Renato Munhoz.
Dr. Hermes Morsch, que foi jubilado durante o evento, foi um dos profissionais presentes na fundação da Subseção de Brusque, em 31 de agosto de 1978. “Além de ser uma honra muito grande, também é uma alegria ser lembrado pelos tempos que labutamos na advocacia. Hoje, minha filha segue o mesmo caminho, formou-se em Direito recentemente e já está advogando. É muito bom estar aqui, inclusive revendo velhos companheiros. Estou muito feliz. Quando da fundação da Subseção, foi realizado um trabalho de união, pois tínhamos bastante convicção de que conseguiríamos. E como é bom ver que isso frutificou! Espero que a OAB de Brusque continue crescendo e que tenhamos sempre muito orgulho desta importante Subseção”, comentou.
Dr. João Staack também teve sua trajetória reconhecida, com o jubilamento na noite de quarta-feira. “Fico muito feliz de ter sido lembrado, isso representa uma carreira de sucesso, de muita experiência e de reconhecimento daquilo que é a nossa classe e o que ela representa para a sociedade. É quase o limiar de uma vida profissional, de forma que esse tipo de homenagem representa muito para todos que como nós, fizemos o melhor em prol da classe e deixamos aí um legado para quem vem, poder fazer ainda melhor. Estou feliz pelo reconhecimento e deixo aqui meu agradecimento a esta homenagem muito bem-vinda”, frisou.
O ex-presidente da Subseção, Dr. Cambises José Martins, foi duplamente homenageado com o jubilamento e com a Medalha Florisvaldo Diniz. “O sentimento hoje é de satisfação, não vou dizer que é de missão cumprida, porque ainda estamos na lida diária, mas realmente passamos 46 anos no exercício da advocacia, que é um verdadeiro sacerdócio. Quando olhamos para trás, vimos que tivemos um grande desenvolvimento com relação à Justiça, aos princípios democráticos, à cidadania, inclusive o acesso à Justiça, com as novas tecnologias. Como mensagem aos novos advogados, espero que eles continuem cada vez mais prestigiando a OAB como instituição, para que ela seja fortalecida, a fim de que possamos, com igualdade de condições, junto com o Poder Judiciário e o Ministério Público, distribuir a justiça, fazer com que a prestação jurisdicional seja mais célere e mais justa”, enfatizou.
Bastante emocionado, o advogado relembrou sua trajetória, iniciada em 1975 e fez uma referência carinhosa aos amigos e ex-presidentes da OAB de Brusque e aos que já partiram, Dr. Marcus Antônio Luiz da Silva ‘Marcão’ e Dr. Carlos Antônio de Souza Filho‘Dibli’. “Quero finalizar deixando uma palavra de saudade ao Marcão e ao Dibli, que foram dois colegas valorosos e todos os advogados brusquenses são prova disso”, complementou Dr. Cambises.
Em seu discurso, Dr. Renato Munhoz lembrou consternado a ausência do Dr. Marcão. “Lamento, do fundo do meu coração, a ausência do Marcão aqui hoje, o convívio diário com ele me faz muita falta, sua lealdade, seus conselhos, sua disponibilidade em ajudar, em sempre nos fazer refletir. A saudade é grande, talvez por isso os justos partam cedo, para que sigamos lembrando de seus exemplos e, quem sabe, para que nos incentivem a nos tornarmos seres humanos melhores”.