Discurso da presidente da OAB Subseção de Brusque no Jantar de 45 Anos

Discurso da presidente da OAB Subseção de Brusque no Jantar de 45 Anos

Nessa noite linda e comemorativa, peço licença para, em nome da nossa Presidente Doutora Cláudia da Silva Prudêncio, saudar a nossa honrosa mesa, Advogados, Advogadas, Familiares e Amigos aqui presentes!

Ao te cumprimentar Presidente Cláudia, não o faço só para cumprir o protocolo ou pela admiração e reconhecimento do teu trabalho frente à advocacia catarinense. Faço para enaltecer e registrar na história dos 45 anos desta Subseção, que és a primeira mulher eleita para presidência da OAB/SC.

E te parabenizar pela competência e intensidade do trabalho que fazes à frente desta Instituição!

Hoje é dia de celebrar histórias! 

Histórias da advocacia e escritas por muitas mãos; com compromisso ético e disciplinar cumprido no exercício da profissão, e que marcam a trajetória dos nossos Advogados jubilados! 

Em nome da advocacia da Subseção de Brusque

Agradeço os Advogados jubilados – Doutores Angelin Laurentino, Luiz Elias Valle, Antonio Alfredo Hartke, representado por seu filho Jordan Hartke – por honrarem com o juramento prestado ao se habilitarem para o exercício da Advocacia!

Celebrar significa honrar e, hoje, também, honramos a história da nossa Subseção, agraciando com a medalha Marcos Antonio Luiz da Silva, o Marcão, nas categorias Advogado(a) e integrante da Sociedade, condecoração concedida à profissional indicado e escolhido pela distinção dos relevantes serviços prestados à OAB e à Sociedade, pela via do Direito e da Justiça, observando as prerrogativas e valorização da Advocacia: parabéns e nosso muito obrigado Doutor Éder Gonçalves e Dra. Rosi Barbosa Serafim!

Celebrar, também, significa promover, e quero enaltecer o trabalho da comissão organizadora deste jantar comemorativo, liderada pelo Advogado Douglas Benvenutti, e composta pelos Advogados e Advogadas: Bianca Abelino Gamba, Karine Mendes E. Hildebrando, Liliane Aparecida Goedert, Bruno G. Godoy, Schirleny Ristow, Daíra Andreia de Jesus, Wagner Ristow e, com o apoio do nosso Presidente licenciado,  Rafael N. Maia de Oliveira: agradeço o empenho de cada um de vocês  para dar a advocacia de Brusque, Guabiruba e Botuverá esta linda festa de aniversário.

Em meio ao trabalho realizado pela comissão organizadora, uma das tarefas era encontrar vocês, nossos patrocinadores – CAASC, OABPREV, Escritórios de Advocacia e Empresas – que nos presentearam com a confiança e que recebemos para juntos guardarmos na memória e na história dessa Subseção!

A nossa aniversariante, se me permitem a analogia, é uma jovem senhora que completará 45 anos, no dia 31 de agosto! 

Uma  jovem senhora que recebeu o nome de 10ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina e, que recebeu a missão de  abrigar Advogados e Advogadas com endereço profissional nos Municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Os primeiros integrantes dessa família oabeana, formaram  uma diretoria composta  pelos Advogados Antonio Luiz da Silva – Presidente; Euclides Cardeal – Vice-Presidente -;  Ivo Szpoganicz – Secretário-geral e Arno Ristow – Tesoureiro.

Nossa aniversariante, essa jovem senhora, hoje, habita na casa que vos foi apresentada no vídeo comemorativo; casa essa que guarda muitas histórias, como as que ouviram dos nossos ex- Presidentes. 

Sabemos que muitas histórias se perderam,  outras ainda estão para serem resgatadas e tantas outras a serem contadas… .

Essa casa que, no princípio “não tinha teto, não tinha nada”, parafraseando Vinícius de Morais, sempre abrigou uma valorosa família, unida pelos laços de pertencimento à única profissão constitucionalmente reconhecida do país.

Nestes últimos quarenta e cinco anos, todos os Presidentes, Diretores, Conselheiros e Integrantes de Comissões Temáticas, desta importante Instituição, foram e são marcantes para cravar na história da nossa cidade e região, o nome da Ordem dos Advogados do Brasil, representando a advocacia em todos os momentos, e representando toda a Sociedade quando se fez necessário.

No aniversário de 45 anos da Subseção de Brusque,  somos 800 Advogados e Advogadas  profissionalmente domiciliados em Brusque, Guabiruba e Botuverá. 

A atual Diretoria –Gestão 2022/2024 – é formada pelo Presidente Rafael Niehbur Maia de Oliveira, Vice-Presidente Ildete Regina Vale da Silva, Secretária Geral  Schirlene  Ristow; Secretária Geral Adjunta Daíra Andreia de Jesus e Tesoureiro Douglas Benvenuti -Secretária-Geral. 

E, para zelar pela dignidade, independência e valorização da advocacia;    para  fazer valer as prerrogativas dos Advogados e Advogadas;    representar a OAB perante os poderes constituídos e    desempenhar as atribuições previstas no Regulamento Geral ou por delegação de competência do Conselho Seccional,a Subseção de Brusque conta com 33 Conselheiros  e Conselheiras:

  1. Bianca Abelino Gamba (OAB/SC 31553)
  2. Cicero Eduardo Visconti (OAB/SC 9312)
  3. Edson Roberto Fidelis (OAB/SC 52151)
  4. Fabiana Souza Xavier (OAB/SC 13649)
  5. Felipe Hort (OAB/SC 38795)
  6. Gilson Amilton Sgrott (OAB/SC 9022)
  7. Iuri Alex Sander Barni (OAB/SC 17159)
  8. Leticia Sanni Siegel Sabino (OAB/SC 37695)
  9. Luiz Antonio Vogel Junior (OAB/SC 25134)
  10. Marcelo Vinicius Merico (OAB/SC 7741)
  11. Rafael Fischer Silveira de Souza (OAB/SC 45528)
  12. Raquel Schoning (OAB/SC 8153)
  13. Rosangela Visconti Ristow (OAB/SC 6775)
  14. Wendel Laurentino (OAB/SC 25874) 

Conselheiros Suplentes

  1. Aliny Requena Dias Rosa (OAB/SC 53302)
  2. Arlan Marquezzan (OAB/SC 46458)
  3. Bruno Kael Pedroso (OAB/SC 36804)
  4. Carla Dietrich (OAB/SC 53337)
  5. Cauê Basso de Oliveira Hobus (OAB/SC 34573)
  6. Daniela Vogel (OAB/SC 38190)
  7. Diogo Rafael Cervi (OAB/SC 25875)
  8. Edvaldo Marthendal da Silva (OAB/SC 42.638)
  9. Eliane Pimentel (OAB/SC 35801)
  10. Gabriela Paes Lopes Maestri (OAB/SC 51971)
  11. Karine Mendes Eyng Hildebrand (OAB/SC 29591)
  12. Leticia dos Santos Vechi (OAB/SC 50545)
  13. Mayra Cadori Gonçalves (OAB/SC 33738)
  14. Mileny Truppel Merico (OAB/SC 10023)
  15. Omar da Silva Lopes (OAB/SC 47422)
  16. Rafael Quindota (OAB/SC 31208)
  17. Renan Souza Bergler (OAB/SC 51941)
  18. Roberta Otilia Kormann (OAB/SC 18567)
  19. Sara Priscila Caviquioli (OAB/SC 52474)

A Advogada Simone Regina Moser e o Advogado Éder Gonçalves representam a Subseção de Brusque no Conselho Estadual na atual gestão, marcando uma representação inédita junto a Seccional, pois, na história dos 45 anos da Subseção de Brusque, nunca antes  uma Mulher  Advogada ocupou uma vaga no Conselho Estadual, bem como, a nossa representação, limitava-se a, apenas, uma vaga.  

Na 6a. Turma do Tribunal de Ética e Disciplina – TED –, a Advocacia brusquense  é representada pelo Advogado Julio Cesar Boos e pelas Advogadas Josiane Schmitt de Oliveira, Liliam da Silva Mafra, Franciele Carminatti e Geisa Severino de Faveri. Passados 45 anos da criação da Subseção é, também, a primeira vez que a Subseção de Brusque conta com o expressivo número de representantes na repartição responsável por instaurar, analisar e julgar procedimentos ético-disciplinares envolvendo o exercício 

A organização das atividades diárias na sede da Subseção são realizadas pela Secretária Executiva   Ana Amélia S. Oliveira e, pelas Auxiliares Administrativo e de  Serviços Gerais: Roselei Rigon e Adriana Andreina da Costa Azueja.

Em regra, uma vez por mês, a Subseção de Brusque, além da Reunião do Conselho, reune toda  a advocacia em Assembleia para tratar de assuntos diversos, seguida de confraternização patrocinada pelos Advogados e Advogadas aniversariantes de cada mês. E, para facilitar a presença  dos Advogados e Advogadas na Assembleia, uma recreadora é contratada para cuidar de filhos e filhas durante o horário de realização da mesma

Para dar boas-vindas aos novos Advogados e Advogadas, criou-se um momento de integração e apresentação da estrutura e benefícios da Instituição que precede a  solenidade de compromisso e  entrega de credenciais.

Integra o calendário anual da Subseção, além da Solenidade de Jubilamento, a condecoração com a Medalha Marcus Antônio Luiz da Silva, o Marcão (in memorian), criada  em 2019 e regulamentada em janeiro de 2022, e está na sua segunda edição

A parceria entre a OAB  – Subseção Brusque e a CAASC – está cada vez mais fortalecida e,   não se limita a beneficiar a advocacia, mas, também, promover e/ou apoiar eventos,  campanhas de vacinação, doação de sangue, arrecadação de material escolar entre outras. Na prestação de assistência aos  Advogados e Advogadas inscritos na OAB/SC, na Subseção de Brusque, a CAASC se faz representar pelos Advogados Leonardo Maestri e Liliane Aparecida Goedert.

Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais as parcerias com a ESA- Escola Superior da Advocacia, a fim de promover eventos para o aperfeiçoamento e atualização profissional do(a) advogado(a) e, para representá-la na Subseção de Brusque,  designou como Coordenadoras as Advogadas Raquel Schoning e Maura Lisboa.

E, também, estamos trabalhando para fomentar a previdência complementar, através da OABPrev, nomeando as Advogadas Anelise da Silva e Ana Caroline de Souza para representá-la junto a esta Subseção. 

Em atenção à função social que  constitui um dos compromissos da OAB, a Subseção de Brusque integra o Conselho das Entidades por uma Brusque Melhor, vaga reservada à Presidência da Subseção;  integra, ainda o Conselho Curador da Unifebe,  e 12 Conselhos Municipais,  e tem representantes no Observatório Social e no GRUPIA.

Para esta gestão 2022/2024, a palavra “viva” nos é muito cara!

É nosso lema e nosso compromisso! 

Significa um convite à participação e ao festejo para estreitarmos nossos laços.

E, juntos, fortalecermos nosso verdadeiro sentimento de pertencer à organização de classe mais importante do país. 

Hoje, nesta festa de aniversário de 45 anos, estamos juntos, conhecendo um pouco da nossa Subseção e,  dando vida a ela,   ao compartilharmos e festejarmos nossas conquistas que não são só, apenas, nossas, mas de toda Sociedade!

Não  à toa que, neste aniversários de 45 anos da nossa jovem senhora, a 10º. Subseção de Brusque,  festejamos pela primeira vez na história, a paridade de gênero nas estruturas internas da instituição.

É visível que a paridade no sistema eleitoral oabeano, criou espaços para participação da mulher nas atividades de lideranças da advocacia, e alterou toda uma realidade que nos dá a certeza que reverberará para além da nossa casa. 

A aniversariante merece, também, esse presente! 

A paridade de gêneros no sistema eleitoral oabeano servirá  para impulsionar um movimento de igualdade de gêneros nos diferentes segmentos e estruturas de poder que organizam nossa sociedade. 

Não à toa, a analogia inicial e parafraseando Michelle Bachelet,  “quando uma mulher entra na OAB, muda a mulher. Quando muitas mulheres entram na OAB, muda a OAB!”. 

 Acreditamos na mudança que há no poder realizador de cada Mulher Advogada e na força necessária  que é para o equilíbrio da Sociedade. 

Estamos nos primeiros anos de uma nova história!

VIDA LONGA E PLURAL À  OAB- 10a. SUBSEÇÃO DE BRUSQUE!  VIVA! 

Brusque, 25 de agosto de 2023.

Ildete Regina Vale da Silva

OAB/SC 19362