Dra. Cristiana Guérios assume presidência da OAB de Brusque neste mês de outubro

Dra. Cristiana Guérios assume presidência da OAB de Brusque neste mês de outubro

Passagem simbólica do comando da Subseção foi realizada durante assembleia

Pela segunda vez na história da OAB de Brusque uma mulher presidirá a Subseção no mês de outubro. A secretária-geral e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Cristiana Melo Martiniuk Guérios, assume o comando da Subseção a partir de segunda-feira, 4 de outubro. A transmissão de cargo foi realizada durante assembleia da Ordem, no dia 30 de setembro.

“Compartilhamos a presidência da Subseção com uma advogada e o fizemos na pessoa da Dra. Cristiana, ela que é nossa secretária-geral e presidente da Comissão da Mulher Advogada há três anos e na gestão anterior, que também tivemos a oportunidade de presidir, foi nossa conselheira e vice-presidente da CMA e vem conduzindo com maestria esta comissão assim como conduziu a Comissão de Direito da Família e Sucessões, demonstrando o seu comprometimento com a advocacia. Ao compartilharmos a presidência, assim como fizemos em 2019, momento em que a Dra. Jordana Cristina Staack Ristow assumiu, é uma maneira de homenagear todas as mulheres advogadas, oportunizando e reconhecendo o trabalho da Dra. Cristiana, num mês que é tão importante para as mulheres. Não temos dúvida que a Dra. Cristiana vai exercer com maestria e total comprometimento o exercício da presidência neste mês de outubro”, ressaltou na oportunidade o presidente da Subseção, Dr. Renato Munhoz.

Ao fazer uso da palavra, Dra. Cristiana se disse honrada pela tamanha missão em presidir a Subseção em um mês tão especial para as mulheres e para todas as advogadas. “Assumo esta presidência com muita responsabilidade, assim como fiz com todos os desafios que foram surgindo em minha vida. Vejo aqui a qualidade das advogadas e advogados que temos na nossa Subseção. Advogados combativos, aguerridos, estudiosos, críticos, compromissados. Vejo em cada um de vocês o quanto sabem a importância da nossa profissão perante à sociedade e perante à Justiça. Me sinto muito honrada em estar aqui e não imaginava, nem nos meus maiores sonhos, que isso pudesse acontecer”, frisou.

A advogada enalteceu a representatividade das mulheres advogadas na OAB de Brusque e lembrou que atualmente, no Brasil, o número de advogadas supera o de advogados. “Me sinto muito agradecida ao Dr. Renato pela oportunidade, por seu desprendimento em me confiar isso, passando novamente a gestão da OAB às mãos de uma mulher. Isto exalta mais uma vez o espaço de liderança que foi dado nesta gestão às mulheres advogadas e acredito que a nossa Subseção nunca mediu esforços para ampliar esta representatividade da mulher, para que estivéssemos exercendo um protagonismo tão necessário, haja vista que o público feminino tem tido um grande destaque na advocacia. Nacionalmente superamos a quantidade de advogados, hoje somos mais de 615 mil advogadas no Brasil e os advogados são em torno de 612 mil. É um mês que passa muito rápido, mas vamos aproveitar ao máximo, trabalhar com afinco em prol da Subseção, das advogadas e advogados. Como disse Michele Obama, ‘nem sempre você terá uma vida confortável e nem sempre você estará apta a solucionar todos os problemas do mundo de uma vez. Mas nunca subestime a sua importância, porque a história já nos mostrou que a coragem pode ser contagiosa e que a esperança pode ter vida própria’. Então, que não nos falte coragem e muito menos esperança neste mês”, enfatizou.

Campanha Outubro Rosa

Neste mês de outubro, a OAB de Brusque realiza ações importantes voltadas às advogadas: a campanha Outubro Rosa Solidário, em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer e o evento ‘Uma primavera no seu Outubro Rosa, para florescer é preciso cuidar’ que será realizado no dia 16. Ambas as ações foram planejadas pela Comissão da Mulher Advogada.

“Viemos há algum tempo fazendo grandes eventos na OAB neste mês de outubro e cada vez é uma responsabilidade maior, porque nós temos sempre que avançar. Iniciamos no dia 1º uma campanha com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, que visa a arrecadação de produtos de higiene para as mulheres que passam por essa dor do câncer e que não têm condições de comprar estes produtos. Conversamos com a presidente da Rede e rapidamente mobilizamos a Comissão da Mulher Advogada para a realização desta campanha. Queremos agora poder contar com a doação das advogadas e dos advogados. Outro evento que planejamos é ‘Uma primavera no seu Outubro Rosa’ que terá como local uma chácara, com atividades voltadas à saúde e bem-estar, em meio à natureza”, comenta Dra. Cristiana.

A campanha Outubro Rosa Solidário acontece até o dia 31 de outubro com a doação de itens de higiene pessoal, como lenços umedecidos, sabonetes, escovas e pastas de dentes, hidratantes, desodorantes, shampoos, condicionadores e cremes de mãos. As doações podem ser levadas à sede da OAB de Brusque.

O evento ‘Uma primavera no seu Outubro Rosa, para florescer é preciso cuidar’ acontecerá no dia 16 de outubro, a partir das 8h30, na Chácara Santo Antônio (Rua Sorocaba), com bate-papo e aula de Low Pressure Fitness (LPF) com a Dra. Lara Guérios, brunch e sorteio de brindes. A inscrição é R$ 50,00 e a colaboração espontânea de um item de higiene pessoal em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque. Mais informações com a Secretaria da OAB 3355-7504.

Saiba mais sobre a presidente

Dra. Cristiana Melo Martiniuk Guérios é advogada desde 1990, atuante na área do direito civil. Natural de Nova Iguaçu-RJ, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (atual UNICURITIBA) em 1990. Mestre em Direito Público pela UFSC, foi coordenadora e professora do Curso de Direito da Unoesc (Joaçaba). Foi conselheira titular da Subseção de Brusque na OAB-SC e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) pelo triênio 2016/2018 e presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões de 2019 a setembro deste ano. Atualmente é secretária-geral da Subseção e presidente da Comissão da Mulher Advogada.

Dra. Cristiana Guérios assume presidência da OAB de Brusque neste mês de outubro
Dra. Cristiana Guérios assume presidência da OAB de Brusque neste mês de outubro
Dra. Cristiana Guérios assume presidência da OAB de Brusque neste mês de outubro