Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB Brusque

Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB Brusque

A cor rosa predominou na noite de terça-feira, 17 de outubro, na sede da OAB Subseção de Brusque, quando mulheres advogadas e de toda comunidade foram convidadas para o evento ‘Outubro Rosa: não dê chance ao câncer de mama’. Promovido pela CAASC – Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina e pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção Brusque, o evento teve por objetivo chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama, considerado um dos tipos que mais mata mulheres em todo o mundo.

Neste ano, a programação contou com a palestra da psicóloga Flávia Pereira Albani, que falou sobre a importância da terapia no processo de cura do câncer. Além disso, a programação do evento incluiu um desfile com looks da Sly Wear e Lemus Calçados, exposição de veículos, coquetel e sorteio de presentes.

 

A palestra

Na oportunidade, a psicóloga Flávia dividiu com o público, formado por 130 mulheres, sua vivência com o câncer que teve, aos 17 anos, e questionou as participantes sobre o que pensam quando ouvem a palavra câncer. O momento de reflexão contou com a participação de muitas mulheres, que entre outras palavras destacaram sofrimento, morte, perda de cabelo e aprendizado. Segundo a psicóloga, a ideia de câncer vem mudando com o passar do tempo. Hoje, as pessoas têm muito mais acesso a diagnósticos e tratamentos. Além disso, Flávia enalteceu a importância dos questionamentos sempre que alguém receber o diagnóstico da doença. “Você precisa tirar suas dúvidas, questionar, interagir com o médico, porque é a sua vida. E precisamos entender que o nosso corpo tem uma sabedoria infinita”, comentou.

Em seguida, a psicóloga ensinou uma técnica de relaxamento, interagindo ainda mais com as participantes. “Hoje em dia carregamos o mundo nos ombros, por isso é importante relaxar nosso sistema. Aprender a estar em paz, independente do que ocorra em nossa vida. Isso nos ajuda a termos muito mais habilidade de resposta, do que quando estamos tensas e nervosas”, complementou.

 

Grande participação

De acordo com o presidente da OAB Brusque, Renato Munhoz, é uma satisfação muito grande para a subseção, receber inúmeras mulheres da sociedade brusquense, que lutam dia a dia para ter uma comunidade melhor junto às suas famílias. “No ano passado falamos da conscientização sobre o câncer de mama. Mas, em 2017, em conversa com a Comissão da Mulher Advogada, foi mencionada a necessidade de um olhar mais voltado para a parte psicológica de quem é afetada pelo câncer. Então fizemos o convite para a Dra. Flávia dividir conosco a angústia que ela já sentiu ao ser acometida pela doença, essa experiência de vida e as orientações terapêuticas caso alguém venha a sofrer desse infortúnio. Através dessas informações, quem sabe seja possível superar o câncer de mama com leveza e força”, frisou.

O presidente fez agradecimentos às mulheres advogadas pela realização do evento, aos patrocinadores, à CAASC e também à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Para a delegada da CAASC, Dra. Karin Rodrigues, receber tantas mulheres na segunda edição do evento em parceria com a Comissão da Mulher Advogada é, sem dúvida, um momento de muita alegria. “Fiquei bastante surpresa com o número de mulheres inscritas. Desde que assumimos os trabalhos na CAASC, na gestão 2016-2018, mudamos esse conceito de ser somente um evento para as advogadas e resolvemos abrir para toda comunidade brusquense. E tivemos a participação em massa das mulheres. Foi um evento sensacional, nossos patrocinadores nos ajudaram muito, nossa palestrante foi um sucesso na troca de experiências e acredito que o desfile, que foi uma surpresa, deva ter agradado a todo mundo”, ressaltou.

Na avaliação da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Brusque, Dra. Jordana Cristina Staack Ristow, o sentimento é de missão cumprida. “Planejamos esse evento há muitos meses e faltam palavras para agradecer a todas as advogadas e mulheres da comunidade, que participaram conosco e vieram saber um pouco mais sobre a prevenção ao câncer de mama. É uma doença perigosa, mas quanto mais cedo for descoberta, quanto maior for a nossa prevenção, mais chances de cura. O objetivo do evento foi esse, levar essa mensagem para toda sociedade, de buscar a prevenção, de não ter medo de realizar os exames necessários, de quebrar tabus e realmente olhar um pouco mais para nossa saúde”, destacou.

O evento contou com diversos apoiadores, como Sly Wear, Lemus Calçados, Uvel Veículos, Júlio Imóveis e Sicoob Advocacia.

Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB Brusque Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB BrusqueEvento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB BrusqueEvento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB Brusque   Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB BrusqueEvento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB BrusqueEvento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB Brusque Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB Brusque Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB Brusque Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB Brusque Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB Brusque Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne grande público na OAB Brusque