OAB Brusque realiza primeira Assembleia de 2018

OAB Brusque realiza primeira Assembleia de 2018

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Brusque realizou na noite do dia 28 de fevereiro a primeira Assembleia Ordinária de 2018. Na oportunidade três novos advogados receberam a entrega de suas respectivas carteirinhas: Dr. Daniel Faria Isfer de Lima, Dr. Eduardo Antunes Oliveira Gomes, e Dra. Roberta Carla Raulino. Além disso, Dr. Gabriel Eduardo Sgrot foi oficialmente apresentado como novo estagiário da subseção. Ambos fizeram seu juramento perante aos demais colegas, e o advogado e ex-presidente da OAB Brusque, Dr. Paulo Cesar Piva fez o discurso de boas-vindas aos mesmos. A solenidade contou com a presença de familiares dos novos integrantes da classe, membros da diretoria da Ordem e demais associados.

 

Assuntos em pauta

Entre os diversos assuntos discutidos ao longo da Assembleia, o presidente da OAB-Brusque, Dr. Renato Munhoz destacou as parcerias que a OAB Brusque está buscando para a realização de cursos na área da advocacia, ao longo de 2018, já que a intenção da Subseção é cada vez mais oferecer a seus associados capacitações. Temas como direito familiar, empresarial, previdenciário e cálculos trabalhistas devem ser abordados. “A ideia é trazermos profissionais especializados nestes e em demais assuntos, para promover discussões que possam contribuir de forma significativa para a profissão”, destacou.

Os 40 anos da OAB Brusque foi outro tema abordado durante a Assembleia. Diversas ações alusivas à data estão previstas para serem realizadas em 2018, entre elas um Selo Comemorativo ao jubileu, bem como o Baile dos 40 anos da entidade, que acontecerá no dia 31 de agosto, na Sociedade Esportiva Bandeirante.

 

Em defesa da profissão

Outro assunto que esteve em pauta durante a reunião, foi a fiscalização da profissão e os recentes casos de descumprimento das prerrogativas, em especial quanto à publicidade indevida. Ao longo da assembleia foram destacadas algumas situações de irregularidade e descumprimento do que é previsto pelo Código de Ética e Disciplina dos advogados. “A fiscalização é o ‘calcanhar de Aquiles’ da OAB, pois acreditamos que no dia a dia o advogado irá exercer a sua profissão de maneira proba e coerente. Entretanto, infelizmente alguns colegas vêm ‘manchando’ a imagem da advocacia, em detrimento do que está previsto no Código, e o que determina o Estatuto da OAB. E isso é objeto de angústia de toda a classe, para que não haja captação desenfreada de clientela, para que haja critério de paridade no exercício da profissão, mas alguns colegas optam por encurtar esse caminho, agindo em contraponto ao que é estabelecido, inclusive até cometendo crimes”, salientou o presidente da OAB.

De acordo com Dr. Munhoz, a própria OAB Santa Catarina anunciou, no último Colégio de Presidentes, que irá disponibilizar em breve uma Cartilha que será distribuída a todos os advogados, em especial os que estão iniciando na carreira, para que todos tenham em mente situações da vida cotidiana da advocacia, o que é permitido ou não, em especial no que diz respeito às redes sociais. “As mídias cada vez mais têm sido utilizadas como ‘trampolim’ para exercício ilegal da profissão e para captação desenfreada de clientes, por alguns advogados. E desde o início dessa gestão foi ponto pacífico, em todos os Colégios de Presidentes, e entre todos os presidentes das subseções do Estado, que isso deve ser coibido, por isso esperamos que essa Cartilha também possa contribuir de forma significativa”, acrescentou.

 

Eventos

No dia 8 de março, Dia da Mulher, a Comissão da Mulher Advogada da OAB Brusque realizará um evento alusivo à data, onde será oferecido um café da manhã às profissionais, seguido de palestra. O convite para a participação do encontro foi abordado durante a assembleia pela Dra. Jordana Cristina Staack Ristow, presidente da Comissão.

Outro evento no calendário da Subseção é o Congresso Nacional do Novo CPC – Etapa Vale do Itajaí, que acontece de 24 a 25 de maio, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. A programação contará com renomados especialistas e a intenção da OAB Brusque é contar com o maior número de advogados da Subseção presentes.  Advogados interessados em participar devem entrar em contato diretamente com a OAB Brusque.

 

A próxima Assembleia da OAB Brusque está prevista para o dia 28 de março, às 19h, na sede da entidade.

 

OAB Brusque realiza primeira Assembleia de 2018   OAB Brusque realiza primeira Assembleia de 2018