OAB Brusque realiza primeira entrega da Medalha Marcus Antônio Luiz da Silva

A noite da última segunda-feira (22) foi histórica para a advocacia da região. Na ocasião, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque realizou a primeira entrega da medalha Marcus Antônio Luiz da Silva, batizada em homenagem ao advogado “Marcão” Silva, falecido em 2019.

A cerimônia, que homenageou os advogados Juarez Piva e João José Leal por relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade, foi realizada de maneira conjunta com o ato de jubilamento dos advogados Edson Machado, João Decker, Nilton Clemente e Osnir Schlindwein, que completaram, concomitantemente, 70 anos de idade e 30 de advocacia. Na oportunidade, ocorreu, ainda, a entrega de credenciais para as novas advogadas Luana de Pinho e Susane Neves.

“Certamente foi uma das noites mais importantes da sua história”, destaca o presidente da Subseção, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira. “Numa mesma noite pudemos vivenciar o início de um sonho, de uma carreira, a fase de quatro colegas que muito já fizeram pela Ordem, pela sociedade e pelos seus clientes, e ainda pudemos condecorar dois advogados que marcaram nossa comunidade jurídica”.

Maia salienta, ainda, que o grande homenageado também é quem leva o nome da medalha. “O Marcão foi o grande baluarte da advocacia em Brusque. Ficamos muito contentes com esse evento que, agora, passa a ser anual e oficial em nosso calendário da OAB Brusque”, completa.

Os homenageados

O advogado e ex-juiz de direito Juarez Piva, com atuação destacada no município de Brusque desde a década de 90, comenta que ser condecorado com a Medalha Marcus Antônio Luiz da Silva tem um valor muito especial, sobretudo por ter sido um colega bastante próximo de Marcão.

“São sentimentos de emoção e gratidão”, explica Piva. “Ter tido um estreito relacionamento com Marcão faz com que isso toque o coração da gente. Me sinto envaidecido pela homenagem. Isso me tocou bastante, pois fui homenageado junto com meu professor de 50 anos atrás (João José Leal). Como apaixonado pelo direito, sinto-me grato por tudo que a OAB fez pela minha vida. É formidável”.

Já Leal, que também foi condecorado nesta, que é a primeira edição da entrega da honraria, também ressalta o laço de amizade com Marcus durante sua trajetória de vida. O que, para o advogado e escritor, só potencializou a honra em receber o reconhecimento na noite desta segunda.

“A proposta para que eu recebesse essa medalha na categoria Personalidade Jurídica foi assinada por oito advogados, a maioria ex-alunos da faculdade de Direito da FURB. E isso me deixa ainda mais feliz, saber que realizei um trabalho docente com excelentes frutos e resultados”, finaliza.