OAB Brusque reúne advogadas para comemorar Dia da Mulher
- Notícias
- Publicado em 08/03/2018
Em comemoração ao Dia da Mulher, festejado em 8 de março, a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Brusque, por meio da Comissão da Mulher Advogada e da CAASC – Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, promoveu um café da manhã especial, no Brusque Palace Hotel.
A confraternização que reuniu advogadas e também outras profissionais, contou com a participação da renomada estilista Adriana Zucco, que conversou com as participantes sobre Moda e Comportamento. “Fiquei muito feliz com o convite para estar aqui. É uma grande satisfação poder falar para mulheres no dia das mulheres”, disse Adriana.
Colaboradora da marca Colcci há 30 anos, a estilista contou um pouco de sua trajetória, compartilhou experiências e falou sobre a evolução da moda. “Comecei a trabalhar na Colcci como vendedora e com o passar do tempo, minha paixão por moda foi ficando cada vez maior. Essa paixão vem de berço. Minha mãe era professora e apesar de minha família ser muito simples, ela sempre foi vaidosa e tinha muito bom gosto. Estava sempre atenta a uma boa modelagem, a um bom corte de tecido, e tinha muito cuidado com as roupas. Pequenas atitudes dela me influenciaram a me tornar a pessoa e profissional que sou hoje. Na época era muito difícil buscar informações de moda. Não tinha internet. As únicas revistas que tinham eram importadas e caríssimas. Não havia cursos por aqui. Enfim, houve muito interesse e esforço próprio para seguir essa carreira. As dificuldades sempre vão existir, só muda o jeito com que elas se apresentam ao mundo. O papel da mulher não é fácil, mas estamos dando conta dele muito bem. Apesar de termos que nos multiplicar, quando fazemos o que amamos, tudo fica mais prazeroso. Por isso, nunca podemos esquecer nossos verdadeiros valores de família, nossos desejos de mulher e os direitos que temos, buscando sempre um equilíbrio”, declarou a convidada.
Moda
Depois de relembrar fatos e clássicos da moda, Adriana respondeu questionamentos e deu dicas de como a mulher, independente da profissão que exerce, pode ser elegante e sofisticada, sem deixar de lado, o conforto. “Desde que as mulheres precisaram assumir o papel dos homens, durante a Primeira Guerra Mundial, a moda começou a se transformar. A mulher deixou os vestidos e espartilhos, e passou a usar roupas até então, somente usadas por homens, como macacão e coturno, além do corte de cabelo curto. A estilista Coco Chanel se tornou um marco para a moda feminina na década de 20, ao se inspirar em roupas masculinas e criar clássicos que se mantém até hoje. Na Segunda Guerra Mundial, as mulheres voltam a se vestir mais parecidas com os homens, e incorporam as calças e paletós. Já nos anos 60, a minissaia se tornou um símbolo de liberdade, ao mesmo tempo em que Yves Saint Laurent lançou o smoking feminino. Tivemos também a influência do movimento hippie e a partir da década de 80, o destaque para o terninho de Giorgio Armani. Nos anos 90, adotamos uma postura mais feminista, com linguagem esportiva e o salto alto foi sendo substituído pelo tênis. E chegamos aos dias de hoje, onde a roupa não tem mais uma classe definida, e é possível se vestir bem tanto com peças mais clássicas, como com modelos mais atuais”, descreveu a estilista.
Em nome da Comissão da Mulher Advogada da OAB Brusque, a Dra. Jordana Staack Ristow parabenizou as mulheres pelo seu dia e agradeceu a presença de todas no evento. “Desejo que se sintam abraçadas nesta data especial e que possamos seguir nossa caminhada, conquistando cada vez mais representatividade na sociedade. Esse café foi preparado de forma carinhosa para marcar essa data que é muito importante e demonstra a luta e a força das mulheres”, ressaltou a presidente da Comissão.
A Dra. Karin Rodrigues, delegada da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina observou que as mulheres merecem vivenciar um momento diferente no dia dedicado a elas. “Mais uma vez a CAASC e a Comissão da Mulher Advogada se uniram para organizar esse café com uma conversa informal sobre moda, com a estilista Adriana Zucco. Somos advogadas, mães, esposas, namoradas, donas de casa, que acumulam um monte de funções e merecemos tirar esse tempinho para um bate papo descontraído sobre um assunto que é de interesse de toda mulher”, comentou Dra. Karin.
Para o presidente da OAB Brusque, Dr. Renato Munhoz, é uma satisfação proporcionar anualmente às advogadas, uma confraternização pela passagem do dia da mulher. “Desde o início da gestão, incentivamos a formação da Comissão da Mulher Advogada na Subseção de Brusque, e a Dra. Jordana em conjunto com diversas colegas, vêm desenvolvendo inúmeras atividades em prol das mulheres advogadas, no sentido de reunir e fortalecer ainda mais a participação delas dentro dos quadros da OAB. Comemorar o dia da mulher, é também comemorar o dia da mulher advogada, que na maioria das vezes, tem suas jornadas duplicadas, mas não deixa de participar e contribuir com os eventos da entidade. Desejamos que o número de mulheres advogadas seja cada vez maior, bem como, a adesão às atividades e comemorações promovidas exclusivamente para elas”, considerou Dr. Renato, parabenizando a todas.
Ao final do café, foram sorteados brindes disponibilizados pelas lojas Cantinho Perfumado, Rip Ripi, O Boticário, Lemus Calçados e CAASC. Todas as mulheres foram presenteadas com mimos entregues pela Comissão da Mulher Advogada e pela Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina.
Mais fotos do evento estão disponíveis no link: https://goo.gl/d8EQsk