OAB Brusque celebra oito anos de fundação do Observatório Social de Brusque

Como forma de celebrar seus oito anos de fundação, o Observatório Social de Brusque (OSBr) realizou na manhã de sexta-feira, 26 de abril, um evento alusivo à data. A solenidade de comemoração, realizada no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) reuniu representantes de entidades de Brusque, da região e do Estado, tanto civis como militares, além de convidados, colaboradores e ex-colaboradores do OSBr, e imprensa.
O evento contou com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Brusque, Renato Munhoz.

Ao longo do evento, o público conheceu mais sobre a história do OSBr, que teve como grande incentivador o saudoso empresário Nelson Zen Filho (Tato Zen). Em 2010, ele, então presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), conheceu a iniciativa do Observatório Social em uma reportagem, se interessou, buscou conhecimento e apresentou a proposta para outros empresários da cidade. Com o apoio do Observatório Social de Itajaí e do Observatório Social do Brasil, a ACIBr e outras entidades, como a OAB de Brusque, se engajaram para a instalação de um Observatório Social na cidade, por entenderem que tal iniciativa seria de grande importância para a comunidade brusquense.
Assim, em 28 de abril de 2011 foi oficialmente instalado o Observatório Social de Brusque, que, desde então, passou a desempenhar um papel fundamental, de incentivar o exercício da cidadania e a melhoria da gestão pública, buscando promover educação fiscal e realizando o monitoramento dos gastos públicos. São oito anos atuando junto à sociedade brusquense e diante dos resultados positivos, nos últimos seis anos, também ampliou sua atuação para os municípios de Guabiruba e Botuverá.

Ampliação
O Observatório Social de Brusque é pioneiro no programa Observador Social Mirim, que se tornou referência nacional, sendo reconhecido pelo Conselho Nacional do Ministério Público com o Selo Pró Íntegro 2018, pelas boas práticas que contribuem no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.
Anualmente, mais de dois mil estudantes são contemplados com o programa, nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, sendo que uma das metas do Observatório Social de Brusque é que a iniciativa seja replicada em outros municípios do Estado e do Brasil. Assim, ao longo da solenidade foi realizada a assinatura de parceria com a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) para estender o Observador Social Mirim a todos os 14 municípios que integram o Médio Vale do Itajaí e atingir aproximadamente sete mil estudantes ao longo de 2019.
A assinatura foi feita pelo diretor presidente do OSBr, pelo prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, que no ato representou os prefeitos da região, e pelo diretor executivo da Ammvi, José Rafael Corrêa.
Para o presidente da OAB Brusque participar da solenidade foi engrandecedor, já que a entidade também é parceria do OSBr em outro importante programa. “A OAB foi uma das entidades fundadoras desse importante mecanismo de fiscalização e prevenção de uma série de práticas que vinham sendo adotadas à margem do sistema legal no nosso município, que também agora abrange as cidades de Guabiruba e Botuverá. Em 2018 levamos a ideia à diretoria do OSBr para fazermos uma parceria com o programa ‘OAB Vai à Escola’, que vem sendo desenvolvido há anos pela OAB/SC e demais Seccionais no país. A parceria foi muito bem recebida, para fazermos em conjunto uma explanação aos nossos alunos da região, demonstrando boas práticas, para que serve o OSBr, e a OAB passou a ter a oportunidade de expor um pouco mais o que faz no cotidiano, além de destacar a importância da entidade para a sociedade, levando conhecimento jurídico a todas as pessoas, já que muitas não conhecem o trabalho feito pela instituição. Essa parceria foi extremamente salutar e vem rendendo bons frutos como foi enfatizado em vários momentos desta solenidade”, destacou.

Homenagem
Por fim, o OSBr realizou uma homenagem ao seu grande incentivador: Nelson Zen Filho. A viúva do empresário, Maria do Carmo Tomazoni Zen, e filhos do casal, receberam uma placa, como forma de agradecimento ao trabalho realizado pelo empresário.

Saiba mais
Além da ACIBr e da OAB de Brusque, mais nove entidades se somaram para fundar o Observatório: Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AMPE), Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque (CESCB), Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque (SINDILOJAS), Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e de Materiais Elétricos de Brusque (SIMMEBr), Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Brusque (SINDUSCOM), Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (SINDIVEST), Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque, Botuverá e Guabiruba (SIFITEC), e Sindicato dos Contabilistas de Brusque (SINDICONT).
O OBSr congrega representantes da sociedade civil organizada, executivos e profissionais liberais de todas as categorias, sem vinculação político-partidária.
Com foco na participação coletiva, o Observatório Social de Brusque é constituído por voluntários, consultores, funcionários e estagiários que diariamente, acompanham os processos licitatórios do Poder Público, pesquisam e analisam informações relacionadas à aplicação dos recursos públicos e desenvolvem ações de cidadania fiscal.
O evento de aniversário de oito anos do OSBr contou com o apoio e patrocínio das entidades/empresas: CESCB, ACIBr, AmpeBr, CDL Brusque, Núcleo de Empresários de Guabiruba, Sifitec, Sindilojas, Sinduscon e Ideia Comunicação.

OAB Brusque celebra oito anos de fundação do Observatório Social de Brusque