OAB de Brusque marca presença no 94º Colégio de Presidentes

OAB de Brusque marca presença no 94º Colégio de Presidentes

Nos dias 6 e 7 de dezembro aconteceu o 94º Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/SC na cidade de Gravatal/SC.
Na ocasião, o presidente da OAB Subseção Brusque, Dr. Renato Munhoz, foi representado pela vice-presidente, Dra. Jordana Cristina Staack Ristow.
Em dois dias de trabalhos, vários temas de interesse da advocacia e da sociedade foram debatidos, entre eles:

  • Buscar formas de garantir a obrigatoriedade da presença dos advogados nos atos realizados pelo Cejusc no âmbito do Estado de Santa Catarina, oficiando o TJSC neste sentido.
  • Apoiar e divulgar a Campanha Laço Branco que visa estimular a participação da população masculina no combate à violência contra as mulheres, em parceria com a Polícia Militar estadual.
  • Solicitar ao TJSC que recomende aos magistrados a cooperação processual, deferindo a consulta aos bancos de dados disponíveis, requeridas pelos advogados, na busca de informações necessárias visando celeridade e efetividade ao processo.
  • Propor aos Poderes Executivo e Judiciário a elaboração, em conjunto com a OAB/SC, de nova tabela de honorários para a advocacia dativa visando ampliar os valores atuais.

O evento contou com a presença dos dirigentes das 49 Subseções do Estado.

Ao final do encontro, os presidentes de Subseções elaboraram a Carta de Gravatal:

CARTA DE GRAVATAL

O XCIV Colégio de Presidentes de Subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de Santa Catarina, reunido na cidade de Gravatal nos dias 06 e 07 de dezembro de 2019, para cumprimento do art. 105 do Regimento Interno da OAB/SC e do § 1º do art. 3º do Regimento Interno do Colégio de Presidentes, atendendo às suas funções institucionais, deliberou:

1 – Buscar formas de garantir a obrigatoriedade da presença dos advogados nos atos realizados pelo Cejusc no âmbito do Estado de Santa Catarina, oficiando o TJSC neste sentido.

2 – Apoiar e divulgar a Campanha Laço Branco que visa estimular a participação da população masculina no combate à violência contra as mulheres, em parceria com a Polícia Militar estadual.

3 – Solicitar ao TJSC que recomende aos magistrados a cooperação processual, deferindo a consulta aos bancos de dados disponíveis, requeridas pelos advogados, na busca de informações necessárias visando celeridade e efetividade ao processo.

4 – Apoiar o programa Operação Prerrogativas que percorrerá o Estado para divulgar a importância do respeito às prerrogativas da advocacia, bem como, a aplicabilidade da legislação que criminaliza a violação destas, para o fortalecimento da cidadania.

5 – Requerer a modificação da Orientação n. 69/2019 do TJSC no sentido de deixar de atribuir aos advogados, inclusive dativos, a instrumentalização dos procedimentos de encaminhamento e de cumprimento das Cartas Precatórias.

6 – Propor aos Poderes Executivo e Judiciário a elaboração, em conjunto com a OAB/SC, de nova tabela de honorários para a advocacia dativa visando ampliar os valores atuais.

7 – Apoiar a implantação do programa Anuidade Zero como ferramenta de redução do valor da anuidade.

8 – Referendar a proposição da Comissão de Fiscalização da OAB/SC de elaboração de resolução para uniformizar os procedimentos do sistema de fiscalização no Estado de Santa Catarina.

9 – Reforçar a atuação da OAB/SC perante o Ministério Público para orientar os promotores de justiça que somente com a comprovação de dolo, ajuízem ações civis públicas e penais em face de advogados públicos pareceristas, sob pena de incorrer em violação de prerrogativas profissionais.

Gravatal/SC, 07 de Dezembro de 2019.

OAB de Brusque marca presença no 94º Colégio de Presidentes
OAB de Brusque marca presença no 94º Colégio de Presidentes
OAB de Brusque marca presença no 94º Colégio de Presidentes