OAB de Brusque participa de inauguração de nova sede do Fórum Trabalhista de Brusque

OAB de Brusque participa de inauguração de nova sede do Fórum Trabalhista de Brusque

Em solenidade totalmente virtual, o Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) inaugurou na última sexta-feira (4) a nova sede do Fórum Trabalhista de Brusque. O presidente da OAB de Brusque, Dr. Renato Munhoz, participou da mesa de honra da solenidade.

“É um marco de suma importância para nossa sociedade! Após quase 50 anos da instalação da Justiça do Trabalho em Brusque, ela passa a possuir local próprio, com amplas, modernas e sustentáveis instalações a atender as demandas de cunho trabalhista. Sem dúvida mudará para melhor as condições de trabalho da advocacia, dos juízes e dos servidores, refletindo no atendimento do jurisdicionado. Parabenizamos todo empenho do Juiz Diretor do Foro Trabalhista, Dr. Hélio Henrique Garcia Romero, pelo incansável esforço em tornar realidade a conquista alcançada”, ressalta Dr. Renato.

Na oportunidade, a presidente do Tribunal, desembargadora Lourdes Leiria, ressaltou os “excelentes índices de produtividade” das duas unidades brusquenses, conduzidas pelos juízes Hélio Henrique Garcia Romero e Paulo Herbst, respectivamente titular e substituto da 1ª vara, e pelo juiz Roberto Masami Nakajo, titular da 2ª vara.

Juntas, no período de 2017 a outubro de 2020, as duas varas do trabalho do município receberam 8,6 mil ações e encerraram 10 mil – ou seja, solucionaram cerca de 16% de processos a mais do que foram iniciados.

A presidente elogiou as características do imóvel com relação à sustentabilidade e melhoria da eficiência energética e destacou o espaço cultural “Justiça à Arte”, implantado por iniciativa do juiz Hélio Romero, diretor do foro, e destinado a exposições de artes plásticas, visuais e literárias de todos os gêneros. A desembargadora ressaltou que o espaço “atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 11 e 16 e demonstra alinhamento do foro de Brusque com as ações do Tribunal na integração da Agenda 2030 da ONU à JT catarinense”.

O juiz diretor do foro também discursou na solenidade. Hélio Romero destacou que a sede própria é uma conquista coletiva, “fruto do trabalho incansável e da sinergia de diversos fatores e pessoas”. Sobre o espaço cultural de sua iniciativa, ele acrescentou que será “um local muito especial para o diálogo com a comunidade”. “Espero agenda lotada, especialmente após a pandemia!”, anunciou.

O magistrado também elogiou o TRT-SC por ter tido o melhor desempenho dentre todos os 90 tribunais do país o que lhe rendeu a inédita conquista do Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade e destacou a importância da Justiça do Trabalho, que “mais uma vez se impõe como baluarte da democracia, tendo a conciliação como mola mestra de atuação”. “Espero que esta Justiça do Trabalho brusquense, a poucos meses de completar seu cinquentenário, possa cumprir dignamente com seu papel institucional”, concluiu.