OAB de Brusque realiza assembleia e avalia série de ações e eventos no mês da Advocacia e do aniversário da Subseção

A OAB de Brusque realizou na noite de quarta-feira, 25 de agosto, sua assembleia mensal, momento em que reuniu advogados e advogadas para a discussão de assuntos pertinentes à classe. Desde que retomou as atividades presenciais em julho, a Subseção tem reiterado seu propósito de reunir os profissionais, a fim de ouvir, dialogar e buscar soluções para problemas enfrentados diariamente no exercício da Advocacia.

Entre os assuntos do encontro, estava a devolutiva sobre situação levantada na assembleia do mês anterior, relacionada à Vara Cível da Comarca de Brusque. O presidente da Subseção, Dr. Renato Munhoz, informou em assembleia, que manteve diálogo extenso com o juiz da Vara, Dr. Gilberto Gomes de Oliveira Júnior, levando as angústias e anseios dos advogados e acredita que uma nova dinâmica possa ocorrer a partir deste contato.

Na oportunidade, Dr. Renato também enalteceu todas as ações e eventos realizados na OAB de Brusque em agosto, em celebração ao mês da Advocacia e ao Aniversário da Subseção.  “Gostaria de ressaltar a importância de todos os eventos que foram realizados pelas diversas comissões da Subseção, como Direito do Trabalho, da Mulher Advogada, da OAB Jovem, Direito Empresarial, Direito Criminal, Direito Imobiliário, a fim de fomentar o conhecimento e com isso potencializar uma melhor atuação da nossa advocacia junto à sociedade. Quero agradecer a todos que se empenharam nas mais diversas atividades que foram realizadas, especialmente àqueles que se envolveram de uma forma direta nas Comissões, aos participantes, aos palestrantes, que não mediram esforços de trazer, sendo de Brusque ou fora da cidade, o seu conhecimento, a fim de compartilhar com toda nossa advocacia”.

O presidente da Subseção também ressaltou a passagem do aniversário da OAB de Brusque, na próxima terça-feira. “No dia 31 de agosto a Subseção de Brusque completará seus 43 anos, ela que foi fundada pelo saudoso Dr. Antônio Luiz da Silva, pai do nosso também presidente Dr. Marcus Antônio Luiz da Silva, o Marcão. No ano passado infelizmente não pudemos confraternizar com todos os colegas e este ano também estamos cerceados de fazer um evento como fizemos nos últimos anos, a fim de trazer 200 a 300 advogados como sempre aconteceu. Porém, na data de hoje comemoraremos de maneira a obedecer todas as diretrizes de segurança em relação à saúde pública e recepcionaremos alguns colegas para não deixar passar em branco”, frisou.

Novos advogados

A assembleia reservou um momento significativo na vida de novos advogados e advogadas, que receberam, formalmente, a Carteira da Ordem das mãos de seus familiares: Dra. Camila Lorena Ferrero Henle, Dra. Gabriele dos Santos, Dr. Gustavo Patrik Gonçalves, Dr. Júlio Cesar Angioletti do Amaral, Dra. Karina Bonomini Kamers Groh, Dra. Mayla Juyne Evers e Dr. Victor Cleyton Imhof.

A secretária-geral da Subseção, Dra. Cristiana Melo Martiniuk Guérios deu as boas-vindas aos novos colegas e se emocionou ao falar da profissão. “A partir de hoje se inicia uma caminhada de vitória, de louros, mas também de dissabores, inerentes a toda profissão. O sistema quer do advogado um profissional comprometido com o seu cliente, um profissional que busca a todo momento o conhecimento, que busca o estudo para resolver os problemas que virão e que fazem parte do dia a dia do advogado. Acredito que a advocacia exige valentia, espírito de combate e o conformismo certamente não pode fazer parte do nosso dicionário. Nossa responsabilidade profissional é muito forte, importante e eu espero, sinceramente, que cada um de vocês se sinta extremamente orgulhoso dessa conquista e vejam na OAB a casa de vocês, como também a casa da cidadania. É aqui que vocês devem buscar a segurança e a defesa quando forem vilipendiados nas prerrogativas da nossa profissão. Tenham o compromisso com a verdade. E por fim eu cito o jurista Iris Gandra Silva Martins: ‘Nenhum país é livre sem advogados livres. Considera tua liberdade de opinião e a independência de julgamento os maiores valores do exercício profissional, para que não te submetas à força dos poderosos e do poder ou desprezes os fracos e insuficientes. O advogado deve ter o espírito do legendário El Cid, capaz de humilhar reis e dar de beber a leprosos. O Direito é a mais universal das aspirações humanas, pois sem ele não há organização social. O advogado é seu primeiro intérprete. Se não considerares a tua como a mais nobre profissão sobre a terra, abandona-a porque não és advogado’”.

A nova advogada, Dra. Gabriele dos Santos falou em nome dos novos advogados, agradecendo a receptividade da OAB de Brusque, das Comissões da Subseção e em especial, a realização da entrega formal da Carteira da Ordem, momento sempre muito aguardado pelos profissionais após a formatura e exame da Ordem.