OAB de Brusque realiza série de palestras e eventos no mês da Advocacia e do aniversário da Subseção

OAB de Brusque realiza série de palestras e eventos no mês da Advocacia e do aniversário da Subseção

A OAB de Brusque realiza neste mês de agosto, uma série de palestras e eventos que visam celebrar o mês da advocacia e da passagem dos 43 anos da Subseção, que ocorrerá no final do mês.

Nos dias 10, 11 e 12 de agosto, foi realizado o III Simpósio de Direitos Humanos e Cidadania, de forma virtual, através do canal do YouTube da Unifebe. O evento foi uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB de Brusque em parceria com o Curso de Direito da Unifebe e com o Laboratório de Cidadania, Educação e Direitos Humanos, também da Unifebe. Os temas debatidos foram: Migrantes e Refugiados; Violência Contra a Mulher; e Lei Geral de Proteção de Dados. Os três assuntos contaram com um banca de debatedores formada pelas Dras. Anna Lúcia Martins Mattoso, Carla Piffer e Daíra Andréa de Jesus; Drs. Rogério Ristow e Matusalém Júnior de Moraes Machado; Dra. Fabiana Elizabete Backes e Drs. Daniel Goulart Dias e Ediney Ariel Putsch. Os debates contaram com a mediação da Dra. Maraiza Mota, Dr. Elisson Fischer, Dra. Simone Botegal e Dr. Leonardo Maestri.

A abertura do Simpósio foi realizada pelo presidente da Subseção, Dr. Renato Munhoz, que enalteceu a importância do debate. “Sem dúvida é uma grande satisfação e uma alegria estar mais uma vez compartilhando um pouco de conhecimento com toda comunidade e trazendo diversas dores que efetivamente permeiam nossa sociedade nos dias atuais. A Convenção dos Direitos Humanos, no auge dos seus 72 anos, está ainda engatinhando e, fomentadores como veremos neste evento, são um divisor de águas para que possamos refletir nossa sociedade sob um outro prisma. É isso o que nós almejamos e tenho certeza que todos aqueles que se dispuseram a participar e aqueles que vão assistir, terão internalizados novos ares, a fim de que tenhamos uma sociedade melhor, mais justa e mais fraterna”.

O presidente da Comissão, Dr. Ricardo Vianna Hoffmann, comenta que o III Simpósio atingiu seu objetivo, com temáticas muito atuais, visando o debate e possibilitando aos profissionais advogados e professores, levarem à sociedade e acadêmicos, essas reflexões. “Neste ano fizemos na modalidade online, através do canal do YouTube da Unifebe, que deu todo o suporte para que realizássemos desta forma. Os debates permanecem no canal para quem tiver interesse em assistir, já tivemos centenas de visualizações nos três dias do Simpósio e ficamos satisfeitos com a expressiva participação dos acadêmicos e da comunidade em geral. A importância do evento está diretamente relacionada aos temas abordados, ligados aos direitos humanos, aos direitos fundamentais e à cidadania, com o objetivo de levar ao debate e à reflexão. Destaco também a importante participação dos integrantes da Comissão, como mediadores e também organizadores, como também a participação de colegas advogadas e advogados, e também de professoras e professores da Unifebe, com relação aos temas, trazendo muita informação e conhecimento, visto que são pesquisadores das áreas abordadas”, frisa.

OAB de Brusque realiza série de palestras e eventos no mês da Advocacia e do aniversário da Subseção

Reforma Tributária

Na noite do dia 11 de agosto, a Comissão de Direito Empresarial da OAB de Brusque em parceria com o Curso de Pós-graduação de Direito Empresarial e Tributário da Unifebe promoveu a palestra ‘Reforma Tributária e suas consequências na economia’. O evento foi realizado no auditório da Subseção e teve como palestrante Dr. Bruce Bastos Martins e como organizadores o presidente da comissão, Dr. Eder Daniel Riffel e o coordenador do Curso de Pós-graduação, Dr. Fernando Rafael Corrêa.  

Na avaliação de Dr. Eder, a palestra foi bastante significativa e muito importante, destacando-se a qualidade dos participantes, desde advogados experientes na área empresarial e tributária, bem como novos advogados em busca de conhecimento e atualização. “O palestrante, Dr. Bruce Bastos Martins, demonstrou total conhecimento do assunto, chamando a todos a refletir muitos pontos fundamentais da tributação em nosso país e que as mudanças precisam ter rumo certo, atingir aqueles pontos que melhorem a qualidade de vida e que atualmente impedem um melhor desenvolvimento. Também destacou que existem poucos estudos que possam dar subsídios na definição dos melhores caminhos da Reforma Tributária. No momento, a Reforma Tributária está muito pautada em especulações, interesses, proteções, sem contudo existir algo claro do que cada mudança representaria efetivamente na economia e nos tributos. Foi um passo importante para a Comissão de Direito Empresarial”, frisou.

Na oportunidade, foi realizada a divulgação do curso de Pós-graduação em Direito Empresarial e Tributário da Unifebe, cujas inscrições estão abertas. “Esse curso de Pós-graduação, inédito, é uma oportunidade para esse segmento do Direito evoluir ainda mais, melhorar a qualidade dos profissionais que atuam na área e contribuir com o desenvolvimento empresarial de Brusque e região”, comentou Dr. Eder.

OAB de Brusque realiza série de palestras e eventos no mês da Advocacia e do aniversário da Subseção

Comunicação Não Violenta

Já na noite de 12 de agosto, foi realizada a palestra ‘A Comunicação Não Violenta como mecanismo de solução de conflitos’, com a Dra. Juliana Camila Morena Rodrigues. O evento foi promovido pela Comissão da Mulher Advogada (CMA) e contou com a presença de diversas advogadas e pessoas da comunidade, no auditório da OAB de Brusque.

De acordo com a presidente da CMA, Dra. Cristiana Melo Martiniuk Guérios, o tema abordado foi extremamente importante, pois embora não seja um assunto novo, é desconhecido para muitas pessoas. “O ser humano, como ser social que é, diariamente está estabelecendo conexões, diálogos, em vários ambientes. Estamos sempre trocando ideias, conversando e justamente por conta disso, muitas vezes surgem os conflitos diante da forma como nós falamos, como colocamos nossas ideias. O tema abordado deu um panorama sobre como podemos estabelecer essas conexões, de uma forma que não seja nesse modo de ataque e defesa, em que muitas vezes estabelecemos a nossa comunicação. E isso vale para diversas áreas da nossa vida, especialmente a profissional. Porque quando conseguimos dialogar de uma forma mais assertiva, obviamente que a nossa comunicação com o outro será muito melhor. Sempre digo que não adianta nada você, como advogado e advogada, ter o melhor conhecimento, a melhor técnica jurídica, ser um excelente especialista, se você não sabe se relacionar com o seu colega ou com o seu cliente. Então acho que a Comunicação Não Violenta é uma ferramenta que pode ajudar muito. Foi um sucesso a palestra, tivemos um público muito seleto, as advogadas e outras pessoas da comunidade que estavam presentes gostaram muito do que foi exposto e espero que possamos repetir este momento”, avaliou.   

OAB de Brusque realiza série de palestras e eventos no mês da Advocacia e do aniversário da Subseção

Próximos eventos

Confira a agenda dos próximos eventos que serão realizados. Para participar, basta fazer a inscrição por e-mail oabsede@oab-brusque.org.br ou por whatsapp da Subseção 3355-7504. Vagas limitadas!

  • Dia 19/08 – Roda de Conversa ‘Novos advogados e os desafios da advocacia na prática’. Às 19 horas no Salão de Festas da Subseção.
  • Dia 24/08 – Palestra ‘Reflexos da Pandemia no Direito do Trabalho – pode o empregador obrigar o trabalhador se vacinar contra a Covid-19?’ com o juiz trabalhista Dr. Hélio Henrique Garcia Romero. Às 19 horas no Auditório da Subseção
  • Dia 27/08 – Palestra ‘Aspectos Gerais do Registro de Imóveis e REURB’ com o interventor do Registro de Imóveis de Brusque, Dr. Lucas Paes Koch. Às 19h30 no Auditório da Subseção.