OAB de Brusque realiza última Assembleia de 2019

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque, realizou na noite desta quarta-feira, 4 de dezembro, na sede da entidade, sua última Assembleia de 2019. O encontro foi marcado por relevantes discussões sobre temas que permeiam a advocacia da Comarca, com ênfase na inauguração de uma sala da Subseção na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque.

“Não tenho conhecimento de outra sala nestes moldes construída em Santa Catarina. Por isso é importante destacar a gestão do diretor da UPA, Peterson Gean Bezutti, que disponibilizou materiais como cimento, tijolos e areia, além da própria mão de obra dos presos que trabalharam na construção da sala. Reconheço também o trabalho realizado pelo Conselho da Comunidade, na pessoa do seu presidente, o empresário Norival Fischer, e do Dr. Karlos Antônio de Souza Hernández, que reapresenta a OABde Brusque em referido Conselho”, afirma o presidente da entidade, Dr. Renato Munhoz.

Há quatro anos Dr. Renato teve a oportunidade de conhecer a estrutura da Unidade Prisional pela primeira vez, durante as audiências realizadas pelo juiz da vara criminal da Comarca.Segundo ele, hoje há maior avanço em termos de organização e de atenção ao detentos na busca pela ressocialização.

“É preciso lembrar também da sensibilidade do Dr. Marcus Antônio Luiz da Silva, o Marcão, presidente da última gestão da CAASC. Um de seus últimos atos da gestão foi disponibilizar recursos para aparelhar esta sala com mobiliário, acabamentos e eletrônicos. Na semana em que comemoramos o Dia da Advocacia Criminal, conseguimos reunir em um mesmo espaço todas as forças da Segurança Pública (Delegado Regional – Dr. Fernando de Faveri; Comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar – Tenente-Coronel Otávio Ferreira Filho; e,Diretor Geral da UPA – Sr. Peterson Gean Bezutti), o juiz da Vara Criminal – Dr. Edemar Leopoldo Schlosser,o Conselho da Comunidade e diversas autoridades para a inauguração deste importante espaço”, pontua Dr. Renato.

De acordo com o presidente da OAB de Brusque, um novo desafio foi lançado na oportunidade: a ocupação de uma sala pela entidade na Delegacia de Brusque, localizada na Rua do Convento. Há alguns anos já havia um espaço destinado aos advogados no local, que precisou ser desocupado por conta da chegada de novas delegacias. “Porém, fomos informados que a Delegacia da Mulher será deslocada para outro lugar e nos foi disponibilizado o espaço físico. Então, se abre no horizonte a possibilidade da OAB de Brusque de se estabelecer no local para oferecer uma melhor estrutura ao advogado”, acrescenta.

Para Dr. Renato, a união de esforços entre os poderes constituídos, as entidades, empresas e comunidade em geral, é responsável por uma segurança pública altamente diferenciada quando se olha o cenário nacional. Juntos e atuantes por um bem comum, se têm alcançado resultados jamais vistos em comparação às cidades de igual tamanho.

Confiança

Durante a Assembleia Dr. Renato falou sobre a apresentação de um estudo que a Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB  solicitou à Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o resultado foi surpreendente: a OAB lidera o índice de confiabilidade da sociedade com 66% entre as demais instituições e empresas. Já o Poder Judiciário, em outra categoria, é o mais confiável frente aos demais poderes constituídos (Executivo e Legislativo). “Isso nos traz ainda mais responsabilidade para mudar algumas coisas e defender o que nos é tão caro, a idoneidade do advogado”, completa Dr. Renato.

Balanço

Na oportunidade também foi feito um balanço sobre o ano de trabalho frente à Subseção. Foram julgados diversos processos éticos e disciplinares e atribuídas uma série de sanções. Da mesma forma, algumas bandeiras empunhadas pela OAB de Brusque acabaram espraiadas no cenário nacional, como a regulamentação da publicidade para os advogados, um tema que merece ser debatido e resolvido.

“Realizamos eventos sempre com a importante participação da CAASC, que segue com o olhar direcionado para a saúde da categoria e promoveu campanhas também nesta área. Pelo quarto ano consecutivo realizamos o evento do Outubro Rosa, que é o maior de Santa Catarina, o que demonstra o engajamento das mulheres advogadas, um desafio lançado no primeiro dia da última gestão que participamos”, observa Dr. Renato.

O presidente destaca que, quebrando paradigmas, foi organizado um evento com a presença da família, que deve ser repetido nos próximos anos, tendo em vista a importância deste relacionamento para a vida dos advogados. Segundo ele, os eventos e até as próprias Assembleias, servem para estreitar os laçosna categoria e permitir o fortalecimento de amizades.

“E lamentamos mais uma vez o falecimento do Dr. Marcão, no fim do mês de junho. Para mim, em 15 anos na cidade, esta é a primeira confraternização de Natal que não conto com a presença dele, o que me deixa bastante triste. Mas, quero acreditar que ele segue em outro plano, nos iluminando como sempre fazia quando estava presente”.

Por fim, Dr. Renato comunicou que a vice-presidente, Dra. Jordana Cristina Staack Ristow, estará representando a OAB de Brusque, no último encontro do Colégio de Presidentes, realizado neste próximo final de semana, em Gravatal (SC).

Novo Advogado

Durante a Assembleia, também foi acolhido o novo advogado que agora integra a Subseção: Dr. Rafael Riffel. O presidente da entidade, Dr. Renato Munhoz, proferiu algumas palavras de carinho e motivação ao novo colega, ressaltando a nobre característica da classe em Brusque, que sempre atua com muita urbanidade, respeito e ética, algo reconhecido e elogiado por profissionais e autoridades de todo Estado.