Outubro Rosa da OAB de Brusque leva informação sobre saúde através de live com profissionais

Outubro Rosa da OAB de Brusque leva informação sobre saúde através de live com profissionais

Advogadas e diversas mulheres da comunidade acompanharam o evento virtual organizado pela Comissão da Mulher Advogada, que contou com palestra, receita saudável e sorteio de presentes

A Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Brusque realizou na noite de segunda-feira, 19 de outubro, a live do Outubro Rosa, sobre o tema “As possibilidades de prevenção do câncer através de uma vida saudável e da alimentação”. O objetivo foi dar continuidade a esse evento que já faz parte do calendário anual da Subseção, além de compartilhar informações sobre a importância da saúde da mulher, o câncer de mama e o autocuidado.

Diversas advogadas e mulheres da comunidade acompanharam o evento virtual, transmitido por quase duas horas na página oficial da Subseção de Brusque no Facebook, o qual contou com as boas-vindas da presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB de Santa Catarina, Dra. Rejane da Silva Sanchez.

A live foi conduzida pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Brusque, Dra. Cristiana Melo Martiniuk Guérios e pela vice-presidente da Subseção e também da Comissão, Dra. Jordana Cristina Staack Ristow, que demonstraram muita satisfação em realizar o evento, oportunizando às mulheres este momento de aprendizado e reflexão sobre uma vida mais saudável.

A grande noite teve início com a transmissão de um vídeo em que foi relembrado todos os eventos promovidos nos anos anteriores a respeito do Outubro Rosa, o qual muito emocionou as convidadas presentes, em razão de ser a primeira vez que o mesmo não aconteceu de forma presencial.

A história sobre o Outubro Rosa, que iniciou na década de 1990 nos EUA e sua disseminação pelo mundo, foi lembrada pela Dra. Cristiana, que enalteceu a importância deste mês de conscientização. “Falar de câncer de mama sempre é muito relevante. É um dos tipos de cânceres que mais mata mulheres no mundo todo”, frisou.

Dra. Jordana reforçou que embora haja um mês do ano em que se fala mais sobre esta doença, é importante que as mulheres estejam atentas durante o ano inteiro à sua saúde. “O quanto antes for detectado o câncer, maior o sucesso em seu tratamento”, enfatizou.

Durante a live, as mulheres tiveram a oportunidade de ouvir a médica ginecologista Bruna de Almeida, que abordou o tema de forma muito didática, esclarecendo sobre os exames de diagnóstico de câncer de mama, como a mamografia, sobre reposição hormonal e o uso de contraceptivos. “O Outubro Rosa está aí para lembrar as mulheres de sua rotina ginecológica anual. Infelizmente, por conta da pandemia, muitas mulheres deixaram de fazer seus exames, inclusive os de rastreabilidade, que neste caso, é o exame de mamografia. Mas é muito importante que as mulheres façam suas consultas e exames”, explicou.

A segunda parte da live teve a participação da nutricionista Karin Vailati, que fez uma receita de pizza saudável ao vivo, explicou sobre diversos tipos de alimentos, e respondeu perguntas sobre ingredientes e produtos saudáveis.

Ao final do encontro houve ainda o sorteio de presentes que foram patrocinados pelo comércio local, advogadas e convidadas: Sly Wear Flagship, Lemus Calçados, Ótica Moderna, Estação Kaza, Rip, Beatrice Barbi Acessórios, Cristiane Zen (consultora Jeneusse), Karin Vailati, Bruna de Almeida, Viviane Morsch e Cristiana Melo Martiniuk Guérios.

“Muito embora esse ano o evento tenha sido à distância, cumprindo as normas de distanciamento social, o sucesso ainda assim foi garantido, superando todas as expectativas e alcançando a finalidade primordial, levar às advogadas e ao público em geral o maior conhecimento possível sobre o câncer de mama, prevenção e as chances de cura através do diagnóstico precoce”, ressaltou Dra. Cristiana.

—–> Se tiver interesse em assistir a live acesse https://mla.bs/3e8fc48c