Pleito da OAB Brusque resulta em conquista para familiares de apenados em SC

Pleito da OAB Brusque resulta em conquista para familiares de apenados em SC

Partindo de um pleito apresentado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque, a partir desta semana, familiares de detentos apenados no sistema prisional catarinense não precisarão mais atualizar suas carteiras de visitantes em casos de transferências de unidade. 

A reivindicação foi realizada pelo presidente Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, durante o 106º Colégio de Presidentes da OAB Santa Catarina, realizado em Florianópolis.

A respeito deste questionamento, a Secretaria de Administração Prisional de Santa Catarina tornou pública a portaria de número 1057/GABS/SAP/2022, que dispõe sobre os procedimentos operacionais necessários nos estabelecimentos penais, visando a padronização da emissão da carteira, para que a mesma seja válida em todo o estado.

“É uma conquista muito importante”, ressalta Maia. “Se alguém tivesse algum parente preso em Brusque, por exemplo, e essa pessoa fosse transferida para outro presídio do estado, ele tinha que fazer todo o processo novamente para tirar outra carteirinha, o que não faz sentido, uma vez que a organização dos presídios é estadual”, salienta. 

O presidente da OAB Brusque frisa que a reivindicação atendida não visa somente observar o direito dos apenados, mas, também, o de suas famílias que, muito embora não tenham cometido crime algum, eram penalizados por uma medida desnecessária.

Sonora com o presidente da OAB Brusque, Rafael Maia