Presidente da Comissão da Mulher Advogada palestra em evento às mulheres

Presidente da Comissão da Mulher Advogada palestra em evento às mulheres

‘A mulher nos dias atuais: conquistas e perspectivas’ foi o tema abordado por Dra. Cristiana Guérios em palestra no Sintrivest

O Dia Internacional da Mulher comemorado em todo o mundo no último domingo, 8 de março, foi celebrado um dia antes pelas associadas ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest), que promoveu, na tarde de sábado, 7, uma palestra com a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Brusque, Dra. Cristiana Melo Martiniuk Guérios. O evento contou ainda com a participação da vice-presidente da Subseção, Dra. Jordana Cristina Staack Ristow.

Durante quase duas horas de evento, Dra. Cristiana abordou o tema ‘A mulher nos dias atuais: conquistas e perspectivas’, momento em que falou sobre o movimento feminista, suas várias fases, quais foram as lutas, além de alertar sobre algumas posturas machistas, sexistas, misóginas e racistas presentes no dia a dia, as quais são reproduzidas automaticamente, sem as pessoas se darem conta disso.

A advogada enalteceu algumas das principais conquistas das mulheres na história mundial  e fez uma análise sobre o atual momento em que vivem. Além disso, pode ouvir relatos das participantes sobre situações que enfrentam rotineiramente. Entre as conquistas, ela destacou o voto feminino em 1893 na Nova Zelândia, 1918 na Inglaterra, 1946 no Brasil e somente em 2011 na Arábia Saudita; a Lei do Divórcio no Brasil, em 1977; a oportunidade de mulheres participarem de disputas esportivas no país, direito conquistado em 1979; a Lei do Feminicídio em 2015; a criação da Lei Maria da Penha em 2006, dentre outras. Sobre esta última, Dra. Cristiana ressaltou às participantes a importância da criação desta lei, como também compartilhou a história de Maria da Penha, que até hoje atua para que as mulheres saibam de seus direitos e não tolerem mais nenhum tipo de violência. “A violência contra a mulher é produto da construção histórica, porque as nossas  sociedades são fruto do patriarcado, de modo que o homem sempre impôs a sua vontade sobre a mulher e a tratou como propriedade. Entretanto, é necessário que saibamos que a violência cria diversos tipos de desequilíbrio, inclusive o econômico, porque impõe custos que o Estado deve arcar, como cárcere do agressor, concessão de benefícios previdenciários e hospitalização da vítima, sem contar os custos sociais, emocionais e psicológicos das partes envolvidas. Portanto, existe a necessidade de sermos agentes de mudança. Sem o movimento feminista nós não estaríamos aqui debatendo sobre tudo o que aconteceu e o que ainda é preciso acontecer”, enfatizou.

Ao final de sua explanação, a advogada deixou uma mensagem de otimismo às mulheres, destacando sua crença na equidade de gêneros. “Temos que ter a esperança vívida de que este mundo pode melhorar com pequenos atos. Depende de nós. Vamos parar de julgar as nossas mulheres e termos mais sororidade, pois a possibilidade de um mundo melhor está nas nossas mãos”, frisou.

A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, também fez questão de deixar sua mensagem de otimismo às mulheres e engajá-las para a luta e união com suas colegas de trabalho, seus familiares… Segundo Marli, é extremamente necessário que as mulheres se amparem nos momentos difíceis, o que vem de encontro às palavras da Dra. Cristiana durante todo o evento. “A conquista de tudo o que temos hoje se deu por conta de muita luta, sempre foi assim e sempre será assim. Nada nos foi dado de graça. Nossa luta é permanente. Mesmo que tenhamos conquistado muito, ainda é necessária a nossa união, principalmente no atual momento em que vivemos,  em que a violência  é  muito presente e temos altos índices de feminicídio. Então precisamos entender, para lutarmos contra isso”, enfatizou.

Conhecimento

A auxiliar de expedição Marceli Molmestet de Pinho e a estoquista Andréia de Pinho, que são mãe e filha, fizeram questão de participar do evento. Ambas são associadas do Sintrivest e sempre marcam presença nas assembleias promovidas pelo sindicato, como também nos demais eventos. Porém, este específico ao Dia Internacional da Mulher, recebe, a cada ano, uma atenção ainda maior das associadas. “O tema deste ano foi muito interessante e realmente nos fez refletir sobre nossos direitos e conquistas. Foi, sem dúvida, um momento também de aprendizado”, comentou Marceli.

“Foi uma palestra muito importante para conhecermos um pouco mais das lutas das mulheres no passado, suas conquistas e como é agora. Isso nos dá a oportunidade de analisarmos o quanto evoluímos e o que ainda precisamos evoluir”, analisou Andréia.

A costureira Raimunda Costa também participou do evento, e ficou atenta a todas as informações trazidas pela palestrante. “Aprendi e aprendo muito com todos os eventos que o Sintrivest realiza. E apesar de todos os dias serem o dia da mulher, o 8 de março é especial, porque somos realmente lembradas. E momentos como este são muito importantes para sabermos um pouco mais das histórias de luta das mulheres”, complementou.

Presidente da Comissão da Mulher Advogada palestra em evento às mulheres
Presidente da Comissão da Mulher Advogada palestra em evento às mulheres
Presidente da Comissão da Mulher Advogada palestra em evento às mulheres
Presidente da Comissão da Mulher Advogada palestra em evento às mulheres
Presidente da Comissão da Mulher Advogada palestra em evento às mulheres