Presidente da OAB/SC participa de Assembleia da OAB Brusque

Presidente da OAB/SC participa de Assembleia da OAB Brusque

Paulo Marcondes Brincas prestigiou encontro dos advogados brusquenses

Na noite de quarta-feira, 6 de junho, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Subseção Brusque realizou a assembleia geral ordinária referente ao mês de maio.
O evento contou com a participação do presidente da OAB/SC Dr. Paulo Marcondes Brincas, com a presença do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Dr. Marcus Antônio Luiz da Silva, além de presidentes de outras subseções da região, que antes da assembleia marcaram presença na reinauguração da sala da OAB no Fórum de Brusque.

Número expressivo
O início da Assembleia contou com a recepção de 20 novos advogados, que receberam a entrega de suas respectivas carteirinhas. Foram eles: Dr. Dercy Sebastião Zimmermann, Dr. Douglas Schlindwein Rothermel,Dr. Eduardo Truppel, Dr. Engelbert Riehs, Dr. Fabio Dandolini Imhof, Dra. Gabriela Paes Lopes, Dr. Geová Mendes da Silva, Dra. Isadora Debatin, Dra. Janaina Serafim Martendal, Dr. Leonardo Zen, Dra. Lisley Franco de Oliveira, Dr. Marcos Krieger Filho, Dr. Milton Rubens Machado Junior, Dra. Morgana Duarte, Dr. Nathan Cristhian Corsi Zimmermann, Dr. Rafael Knop, Dra. Regiane Goes Soster, Dr. Renan Souza Bergler, Dr. Sergio Luiz Muller Junior, e Dra. Thaís Caroline Pöpper Gomes.
Na oportunidade, o presidente da OAB Brusque, Dr. Renato Munhoz ressaltou a importância da entrega, considerada histórica pelo número expressivo de novos advogados que passaram a fazer parte da subseção a partir de agora. “Temos cerca de 650 advogados em nossa subseção, e entregar 20 carteiras nesse mês é algo que nunca aconteceu anteriormente, o que nos dá mais responsabilidade para a observância dos preceitos éticos da advocacia, e para direcionar o novo advogado para que ele possa atuar de acordo com o que o Estatuto e o Código de Ética dispõem. É uma responsabilidade muito grande, mas devemos contar com a serenidade e lisura dos novos colegas, para fortalecer a nossa subseção que é sobremaneira unida, desde sempre”, comentou Munhoz.
O ex-presidente da OAB Brusque, Eder Gonçalves fez o discurso de boas vindas dos mesmos e também destacou a responsabilidade dos novos colegas em exercer de forma ética, com coragem, altivez, serenidade e indulgência a profissão, que é essencial para a justiça e indispensável para a sociedade.
Após a entrega, o presidente da OAB/SC também destacou a importância da advocacia, que assim como a liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia do país. “Temos uma dívida com a sociedade que é entregar às próximas gerações um país mais democrático que nos foi deixado. E cabe a nós, representantes da advocacia, cumprimos essa missão, em não nos calar diante das injustiças e adversidades e lutar para defender o que é de direito, previsto em nossa Constituição. Contem sempre com a OAB que é a casa de vocês, que projete e ampara os advogados”, completou Brincas.

Anseios e união
Ao longo da assembleia, os advogados presentes puderam expor à classe algumas dificuldades, que tem encontrado, em diversas instâncias, referentes a pratica da profissão. Melhorias em prol do exercício da atividade dos advogados brusquenses também foram tratadas.
Na avaliação do presidente da OAB/SC, ter participado da assembleia na subseção Brusque foi um momento importante, que demonstrou em especial a força da união dos advogados brusquenses. “Com toda a sinceridade, este é um dos grandes momentos da minha gestão. Ficamos muito envolvidos com as questões da seccional, com as demandas estaduais e muitas vezes não temos contato direto com o que acontece na realidade das 48 subseções. Acompanhamos todas e vimos que entre elas, que são subseções pequenas, médias e grandes, há subseções unidas e desunidas. E Brusque é uma das subseções mais unidas do estado de Santa Catarina. Em minha opinião, a união entre os advogados, como há em Brusque, é sem dúvida o maior patrimônio que uma subseção pode ter. Ver todos os advogados juntos, conversando, compartilhando dificuldades diárias que são enfrentadas, apoiando o presidente da subseção, é de um valor extraordinário. Sem dúvida o enfrentamento de dificuldades eventuais com o Poder Judiciário, com o Ministério Público, fica muito mais fácil nessa condição de união, pois os servidores públicos sabem que se houver algum incômodo será com a classe toda, não com parte dela. A grande lição que tiro da participação nessa assembleia em Brusque é a importância da união, que é o grande patrimônio dessa subseção”, destacou Brincas.

Demandas da classe
Para o presidente da OAB Brusque, a afirmação do presidente da OAB/SC reflete o que a classe sempre defendeu, em relação à união dos advogados. “Há uma maneira diferente de tratamento entre os colegas em nossa subseção, e isso reflete, inexoravelmente nas demandas tanto no Poder Judiciário local, como no Trabalhista. Todos os juízes que passam por aqui nos dizem isso. E é o que temos nos empenhando desde o primeiro momento em que nos colocamos à disposição para contribuir para a gestão da OAB Brusque”, comentou.
Além disso, Munhoz destacou também o fato de o presidente da secional ter tido a oportunidade de ouvir os anseios dos advogados que integram a subseção de Brusque. “São inúmeras angústias que permeiam a advocacia brusquense em seu dia a dia. Nós levamos esses principais anseios e reclamos até os Colégios de Presidentes, e no último mês também levamos pessoalmente ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Rodrigo Collaço, onde fizemos uma série de reivindicações também em prol de uma melhor tutela jurisdicional, como outras duas Varas para nossa Comarca, a necessidade de reposição de servidores e naturalmente algumas reclamações em relação a pontuais juízes que aqui judicam”, comentou. “E hoje ficou claro, ao presidente da OAB/SC, que efetivamente há situações que prejudicam a tutela jurisdicional em nossa comarca e de maneira muito clara demonstrou-se que aquilo que se leva para conhecimento ao Colégio de Presidente da OAB/SC e também ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina é o reflexo do que a advocacia brusquense pensa e gostaria que fosse melhor aparelhado. Caminhamos no mesmo sentido, com o mesmo objetivo. Não estamos aqui para medir forças e, pensar diferente seria pensar com visão torpe. A OAB Brusque jamais pensou ou agiu de forma diferente e jamais o fará”, acrescentou Munhoz.

Presidente da OAB/SC participa de Assembleia da OAB Brusque

Presidente da OAB/SC participa de Assembleia da OAB Brusque