Primeiro livro da Advocacia Criminal de Brusque é lançado na OAB

Primeiro livro da Advocacia Criminal de Brusque é lançado na OAB

A obra ‘Temas de Direito Criminal: Reflexões e Possibilidades’ foi publicada pela Comissão de Direito Criminal da OAB de Brusque

A Comissão de Direito Criminal da OAB de Brusque lançou, na noite de 16 de dezembro, o primeiro livro da Advocacia Criminal do município ‘Temas de Direito Criminal: Reflexões e Possibilidades’ – volume 1. A obra tem como organizadores a advogada Dra. Fernanda Analu Marcolla e o advogado e presidente da Comissão de Direito Criminal, Dr. Rogério Ristow.

O lançamento foi realizado no auditório Euclides Cardeal, na OAB de Brusque, na presença dos advogados e advogadas que assinam os 20 artigos da obra, familiares, amigos e demais convidados. A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Brusque, Marcos Eugênio Welter e da advogada Dra. Lenice Kelner, que palestrou sobre ‘Sistema Brasileiro: da Criminalização à Punição”.

“Este projeto surgiu no início deste ano. Como seria o último ano da minha gestão como presidente da Comissão, a proposta era deixar registrada a nossa passagem por este grupo. A Comissão de Direito Criminal começou há três anos com oito membros e hoje conta com 23 membros. Todos eles advogados importantes da nossa cidade, que lidam com o Direito Penal no seu dia a dia. Notamos, nessa jornada, que muitos deles tinham o interesse em ter também a sua obra, então nós unimos esse interesse em comum, com essa ideia de deixarmos registrada a nossa passagem pela Comissão e lançamos um projeto muito modesto, que seria uma obra em forma de e-book. E em conversa com a Dra. Fernanda Marcolla, que foi importantíssima na condução desse projeto, nós concretizamos esse sonho com uma obra impressa, que está sendo entregue hoje para nossa comunidade jurídica”, revelou Dr. Rogério Ristow.

A obra engloba artigos assinados por 29 advogados e advogadas, a grande maioria da Subseção de Brusque. “São artigos de muita qualidade, tornando esse livro uma obra de consulta obrigatória para os estudantes e para os operadores de Direito Penal. Fizemos questão de anotar Volume 1 para que tenhamos a continuidade dessa obra, independentemente de quem serão os próximos gestores da OAB, dessa Comissão, que seja dada sequência a este belo projeto”, enfatizou o presidente da Comissão.

De acordo com a Dra. Fernanda Marcolla, a princípio a Comissão esperava reunir pelo menos 15 artigos, mas foi surpreendida com o anseio dos advogados e advogadas, que lhes passaram 20 artigos para compor o livro. “Foi uma felicidade muito grande receber os artigos dos advogados da Subseção de Brusque e também de colegas advogados da Subseção de Blumenau e até do Estado do Paraná. A diversidade das temáticas foi incrivelmente produtiva para a concretização da obra. Hoje, com o livro pronto, relembramos o esforço de cada autor em todos os encontros e reuniões, todos muito comprometidos. É realmente um sonho ver esta obra concretizada e isso só foi possível porque todos os autores se empenharam ao máximo. É um dia de comemorar, um marco não só para a advocacia criminal, mas para toda a advocacia brusquense, porque é a primeira obra realizada por uma Comissão”, ressaltou.

Dr. Rogério comentou ainda que vários advogados tinham artigos prontos, materiais riquíssimos acerca do dia a dia nos seus escritórios e que com este projeto tiveram a oportunidade de fazer esta publicação. “Vários outros advogados já vieram conversar conosco, demonstrando interesse em uma segunda publicação, então daqui para frente este projeto tende a ficar mais rico. Ver esses profissionais publicando seus artigos científicos é muito gratificante, é a realização de um sonho, o fechamento de um ciclo com chave de ouro”, complementou.

Medalha

Durante o lançamento do livro, o presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Brusque, Marcos Eugênio Welter, cumprimentou Dr. Rogério e Dra. Fernanda como organizadores e os advogados e advogadas como co-autores da obra. “Além de deixarem seus nomes registrados na história, vocês viabilizam que centenas, talvez milhares de estudantes aprimorem os seus conhecimentos através da pesquisa, isso é maravilhoso”, disse ele agraciando Dr. Rogério Ristow com a Medalha Filósofo Imortal Escritor da Ordem de Platão, diante de sua valorosa contribuição em prol da cultura e da literatura brasileira.

Palestra

A convidada da noite, Dra. Lenice Kelner, abordou a temática ‘Sistema Brasileiro: da Criminalização à Punição”. Professora de pesquisa e extensão universitária desde 1996, Dra. Lenice coordena um projeto que dá acesso à Justiça aos encarcerados da comarca de Blumenau. Na oportunidade, ela se disse honrada em participar do lançamento de um livro tão importante para a advocacia. “Toda vez que participo de um lançamento de um livro, é como se estivesse presenciando o nascimento de uma criança. Existe a intenção da gravidez, depois o nascimento. Um livro, com vários autores, é um ato de comprometimento, pesquisas, prazos, correções, busca de editora, enfim, só organiza um livro e participa dele quem é muito competente e tem empatia. Os artigos reunidos nesta obra abordam temas primorosos, diversificados na área das Ciências Criminais”, ressaltou, destacando ainda os aspectos de cada um dos 20 artigos que compõem o livro.

Em sua palestra, ela trouxe dados do Sistema Prisional Brasileiro, dos crimes mais encontrados nas prisões, do senso comum construído no país de aumentar a pena para diminuir a criminalidade, dos casos de violência contra a mulher, entre outros, fazendo uma retrospectiva da história do Brasil.

Obra disponível no formato E-book

A primeira tiragem do livro ‘Temas de Direito Criminal: Reflexões e Possibilidades’ – volume 1 foi distribuída entre os autores e comunidade jurídica.

Quem tiver interesse em ler a obra, ela está disponível em formato E-book por meio do link https://editorabagai.com.br/product/temas-de-direito-criminal-reflexoes-e-possibilidades/

Conheça os autores dos artigos

Alejandro Knaesel Arrabal

Alice Offeney

Aline Ellen dos Santos Carvalho

Amanda Dalprá Mayer

Ana Claudia Thomaz

Anna Elisa Amaro da Silveira

Aurélio Miguel Bowens da Silva

Carlos Henrique Delandrea

Daisy Cristine Neitzke Heuer

Dario Juliano Marquez

Eloísa Natália Weirauch

Fernanda Analú Marcolla

Fernanda Bertelli

Francine Malú Marcolla

Gabriele dos Santos

Israel Correa de Lara

Janaina Nicoletti

Júlia Moreira Deola da Silva

Kássia Grisa Tridapalli

Leandro Felix da Silva

Lucas Fachi

Manuela Cadori Franzoi

Marina Gonçalves de Oliveira

Nathalia Camargo Justino

Rafael Aparecido Viana

Rafael Machado

Rogério Ristow

Tainá Fernanda Pedrini

Thamiris Donatelli

Thiago Cipriani

Primeiro livro da Advocacia Criminal de Brusque é lançado na OAB
Primeiro livro da Advocacia Criminal de Brusque é lançado na OAB
Primeiro livro da Advocacia Criminal de Brusque é lançado na OAB
Primeiro livro da Advocacia Criminal de Brusque é lançado na OAB
Primeiro livro da Advocacia Criminal de Brusque é lançado na OAB
Primeiro livro da Advocacia Criminal de Brusque é lançado na OAB