Programa ADV Gestão é apresentado na OAB de Brusque

Iniciativa da CAASC em parceria com o Sebrae/SC visa tornar a gestão do escritório de Advocacia mais dinâmica e eficiente

Advogados, acadêmicos do curso de Direito e profissionais de outras áreas estiveram reunidos na noite de terça-feira, 18 de setembro, no auditório da OAB de Brusque, para conhecer o Programa ADV Gestão, lançado pela CAASC – Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, em parceria com o Sebrae/SC, e que objetiva facilitar a administração de um escritório do Advocacia.

O presidente da OAB de Brusque, Dr. Renato Munhoz, observou que a Subseção, inicialmente não estava incluída nesse programa de gestão, que congraça a Advocacia catarinense, por meio das maiores subseções do Estado. “É para nós motivo de muita alegria, e certamente o Dr. Marcão contemplou a Subseção de Brusque, vislumbrando que estamos num ano de júbilo, em que comemoramos 40 anos de trajetória, e também na qualidade de brusquense, presidindo a instituição Caixa de Assistência, não poderia se furtar de trazer esse evento para cidade. O ADV Gestão é um anseio antigo da classe, pois com a dinamização dos escritórios, é impossível se pensar apenas em Advocacia, sem uma gestão eficaz, para que possamos otimizar os recursos que entram de honorários, e com isso, tenhamos um melhor bem-estar. Esse trabalho que foi competentemente realizado pelo Dr. Marcão, em parceria com todos os diretores da Caixa, revela o olhar preocupado com a Advocacia. Tanto é verdade que já houve o reconhecimento, tanto do Conselho Federal da OAB, como do CONCAD em relação a esse programa do ADV Gestão, e a ideia é expandir esse trabalho para todo o Brasil. Foi uma iniciativa bastante importante, segmentada entre o Sebrae e a CAASC, e acreditamos que daqui por diante, a Advocacia do Estado de Santa Catarina pode ter um novo horizonte a trilhar”, descreveu Dr. Renato.

A gestora de Projetos do Sebrae/SC, Giovana Gil, disse que a missão do Sebrae é desenvolver pequenos negócios. “O escritório de Advocacia é um prestador de serviços que precisa ser administrado como uma empresa. Tem seus colaboradores, clientes, receitas, despesas, e para se manter, precisa ser sustentável. E pensando em auxiliar os profissionais advogados, na gestão de seus negócios, o Sebrae se uniu à CAASC para desenvolver um programa que certamente será de muito sucesso, que é o ADV Gestão”, declarou Giovana.

Para a Dra. Karin Rodrigues, delegada da CAASC em Brusque, que representou o presidente da instituição, Dr. Marcus Antônio Luiz da Silva (Marcão), durante o evento, o ADV Gestão é resultado de muito estudo e dedicação. “Estamos buscando há cerca de dois anos, essa parceria com o Sebrae, que veio ouvir um grupo de delegados que transmitiu todas as necessidades dos advogados, quanto ao gerenciamento de seus escritórios. É um programa que não é adaptado, conforme modelo que alguns escritórios utilizam hoje. Acabamos usando programas de outras áreas, mas o ADV Gestão é específico para a Advocacia. Além de fazer um diagnóstico de cada escritório, apurar as principais necessidades de cada um, também ajuda na parte de planejamento, financeira, e principalmente no marketing jurídico, que sabemos que é um tema específico. Enfim, ensina coisas que não aprendemos na Faculdade, mas que precisamos aplicar no dia a dia”, considerou Dra. Karin.

Programa

O coordenador do Programa ADV Gestão, em Santa Catarina, Paulo Teixeira, apresentou as etapas e conteúdos propostos ao público. “O Programa é dividido em quatro módulos, sendo que o advogado pode optar por realizar todos ou apenas um ou dois, conforme sua necessidade e interesse. O primeiro passo é obter um diagnóstico do escritório, apontar seus pontos fortes e fracos, ver a situação em que se encontra hoje e onde quer chegar. Saber o que tem de potencial e o que precisa desenvolver. É fundamental que o escritório tenha uma boa gestão, assim como qualquer outro negócio, por isso, o ADV Gestão, se trata e um programa de capacitação que objetiva tornar a administração do escritório de Advocacia mais dinâmica e eficiente, por meio de um diagnóstico e da realização de oficinas e consultorias nas áreas de planejamento estratégico, finanças/custos e marketing jurídico. Tem a carga horária total de 40 horas, com início em outubro e término em dezembro de 2018”, explicou Paulo.

Após a apresentação do coordenador, a palestrante Patricia Santos conversou com os presentes, sobre ‘Fatores de Sucesso da Nova Advocacia’. Ela chamou atenção ao fato de estarmos vivemos uma loucura coletiva. “As pessoas estão distraídas em pensamentos quase 47% do tempo. Estamos saindo do presenteísmo e vivendo no passado ou no futuro, esquecendo do agora. Muitos profissionais estão sofrendo a Síndrome de ‘Born out’, um apagão mental, devido ao excesso de compromissos, de trabalho, de responsabilidades. Temos vivido sempre no piloto automático e é preciso parar para repensar algumas atitudes. O que é preciso mudar e o que é preciso preservar? Será que em nossos negócios, em nossos escritórios, precisamos mudar algo, organizar. Quem tem medo de mudanças, não cresce. Portanto, reflitam onde querem chegar, e percebam que para ampliar opções, muitas vezes é preciso ajuda”, ponderou Patricia.

ADV Gestão

Início em outubro e término em dezembro de 2018

Carga horária total de 40 horas

Etapa 1 – Diagnóstico. Levantamento da atual situação do escritório, que permite estabelecer um ponto de partida para identificar as necessidades de intervenção.

Etapa 2 – Elaboração de um planejamento estratégico.

Etapa 3 – Como controlar as finanças e estabelecer honorários. Levantamento de custos, definição do valor ideal de honorários, bem como análise econômica e financeira.

Etapa 4 – Marketing Jurídico. Código de Ética da OAB. O que é permitido em marketing pessoal e digital.

Informações: Sebrae – (47) 3351-3701

CAASC – (48) 3239-3530