Uma conquista da advocacia brusquense

Há 39 anos foi criada a OAB Subseção de Brusque, promessa feita e cumprida por um filho da cidade dos tecidos

Uma conquista da advocacia brusquense

A década de 1970 foi marcada por muitos acontecimentos na cidade de Brusque. Ao mesmo tempo em que a sociedade recebia, em choque, a notícia do falecimento do deputado e ex-prefeito Antônio Heil, foi administrada por três prefeitos, tendo alternância no poder os partidos ARENA – Aliança Renovadora Nacional e MDB – Movimento Democrático Brasileiro.

À época Brusque figurava entre os quatro maiores contribuintes do Estado de Santa Catarina, e dava início à nova fase industrial, com o desenvolvimento do setor metalmecânico.

Foi neste cenário pujante, que uma promessa, feita por um brusquense de nascimento e coração, Dr. Harry Egon Krieger, conselheiro da OAB Santa Catarina, aconteceu. Durante a instalação da 2ª Vara Cível no município de Brusque, décadas depois transformada em Vara Comercial, Krieger fez a promessa aos advogados brusquenses. Ele, que há anos partira da cidade do Vale do Itajaí, para fixar residência e profissão em Florianópolis, foi quem deu parecer favorável ao pleito dos advogados de Brusque, que teve aprovação do Conselho Seccional da OAB/SC em sessão plenária do dia 31 de agosto de 1978.

A criação da subseção em Brusque foi notícia no Jornal O Município, edição de 8 a 14 de setembro de 1978. O advogado Ivo Mário Visconti, um dos que assinaram o documento, afirmou à reportagem que “está, pois, cumprido o que publicamente prometeu Harry Krieger, constituindo-se o fato em justa conquista dos advogados e da própria comunidade brusquense, fruto da afirmação e projeção que tem no Estado”.

Na justificativa dos advogados do município, enviada à OAB/SC, estava a necessidade da instalação da subseção diante do elevado número de profissionais, cerca de 40 na ocasião, e da própria instalação da 2ª Vara Cível. Entre os profissionais que liderava este pleito estava Dr. Antonio Luiz da Silva, que tornou-se o primeiro presidente da 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina, composta pelos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Já em seus primeiros anos de atuação, a subseção de Brusque participou de momentos importantes da história do país. Um deles foi o Congresso Pontes de Miranda, que contou com a presença do então presidente da OAB Brusque, Dr. Antônio Luiz da Silva. Realizado em Porto Alegre, de 30 de setembro a 3 de outubro de 1981, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Congresso elaborou uma proposta de Constituição para o Brasil, como colaboração e estímulo à convocação da Assembleia Nacional Constituinte, indispensável à conquista da plenitude do Estado de Direito.

Hoje, 39 anos depois de sua criação, a OAB Subseção de Brusque conta com 618 advogados, que atuam no município e região.

Saiba Mais

Pioneiro da advocacia na região de Brusque, Antônio Luiz da Silva nasceu e se formou na Paraíba, mas iniciou sua carreira profissional em Santa Catarina. Inscrito na OAB/SC desde 1958, sob o número 357, foi o primeiro presidente da Subseção de Brusque, criada em 1978 – cargo que também exerceu em três gestões, entre 1981 e 1987. Foi também vereador e presidente do Lions Clube de Brusque.

A atual sede da OAB Subseção de Brusque recebeu seu nome, em homenagem a sua importante contribuição para Ordem e para o município.

Uma conquista da advocacia brusquense Dr. Antônio Luiz da Silva (E) durante o Congresso Pontes de Miranda, realizado em Porto Alegre em 1981